InícioItamaraju: Candidata Izabel Martins confiante na vitória do Processo de Eleição Direta...

Itamaraju: Candidata Izabel Martins confiante na vitória do Processo de Eleição Direta do PT

A cidade de Itamaraju vive até domingo, dia 10 de novembro, um clima de militância política por causa do pleito do PED – Processo de Eleição Direta para a escolha do novo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores. No final da tarde desta terça-feira (05/11), a advogada Izabel Alves Martins, uma filiada histórica do PT, desde a época das vacas magras, convocou a imprensa em sua residência em Itamaraju para esclarecer alguns rumores e descrever sua proposta de gestão a frente do partido, caso seja eleita presidenta. Ela começou dizendo que sem motivo convincente algum a chapa opositora tentou impugnar a sua composição no Diretório Municipal, mas o seu recurso no Diretório Estadual derrubou a tentativa e lhes deram legitimidade para concorrer ao PED.
isabeld
 
A chapa da advogada Izabel Martins acompanha o nome de Everaldo Anunciação na estadual e de Paulo Teixeira na nacional. Em Itamaraju a eleição acontece, a partir das 08h da manhã no Colégio Estadual Polivalente, quando cada eleitor terá que escolher uma chapa e um candidato para votar e como critério, precisa ser militante, estar regularizado e levar em mãos um documento com foto. O outro candidato é o empresário Dalvadisio Lima, militante antigo do PT e o segundo mais votado nas eleições municipais de 2012.
 
A advogada Isabel Alves Martins é candidata à presidência do PT em Itamaraju com apoio de toda tendência petista da situação e do grupo que dá sustentação política ao prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD), inclusive da base que ocupa cargos de primeiro escalão na administração municipal, a exemplo do secretário municipal de Transporte e Obras Públicas Francisco Scarpellini, o “Frei Chico”, secretária municipal de Agricultura Solange Chagas, secretária de Finanças e Fazenda Pública Lucilene Curvelo, secretário de desenvovimento Social Evandro Rodrigues e a secretária municipal de Esportes e Cultura Dilce Moura, além da vereadora Joscélia de Souza “Ju” e dos ex-vereadores Samuel Moura, Erclei Salles e Antônio Gomes da Silva.
 
A candidata a presidente do Diretório Municipal do PT de Itamaraju, Isabel Martins, declarou se for eleita, que vai devolver a vida orgânica do partido, reafirmando o compromisso com a reforma agrária, reforma política, direitos humanos, das mulheres, dos negros, jovens, índios e demais minorias. Durante a entrevista coletiva a candidata Ezabel Martins agradeceu o apoio recebido da secretária de Estado do Desenvolvimento Social Moema Gramacho, do ouvidor do Estado da Bahia Jones Carvalho, do deputado estadual Joseildo Ramos, do ex-presidente local do PT Selmides Souza Pereira “Bida” e dos ex-dirigentes do MST Rutemberg Teodoro dos Santos “Grilo” e Miguel Monteiro Sousa.
 
Para a secretária municipal de Finanças e Fazenda Pública Lucilene Curvelo, o PED é uma prova incontestável de que a estrela do partido brilha ainda mais forte. “As eleições renovaram a nossa certeza de que o PT representa o projeto de um Brasil melhor com desenvolvimento, geração de empregos e distribuição de renda. Não podemos julgar o nosso partido pelas suas personagens do passado, até porque Itamaraju vive hoje uma nova conjuntura política com pessoas preparadas e maduras integrando o nosso partido. E é muito bom ver o filiado que está aqui por ideologia, por que é de esquerda, por que tem a vontade de avançar mais e mais, que deseja uma sociedade mais justa, mais igual, mais social. E, sobretudo, apoiamos a doutora Izabel Martins porque ela é uma grande companheira e entende que não se pode confundir política externa com política interna”, pontuou Lucilene Curvelo.
 
Para a secretária municipal de Agricultura Solange Chagas, o Partido dos Trabalhadores sairá vitorioso no Processo de Eleições Diretas em Itamaraju neste domingo (10/11), porque o nível dos debates e a forma de engajamento da militância refletem o grau de maturidade do PT. “Nenhum partido nacional, em meio a uma crise financeira que os municípios estão vivendo, teria tanta vitalidade, crédito e força como o PT está demonstrando na Bahia e em Itamaraju, município com o maior número proporcional de filiados do Estado. O PT está fincado em todos os movimentos sociais sem se transformar num partido corporativista e sem aparelhar os movimentos. E vamos eleger a doutora Izabel Martins para a presidência do Diretório Municipal, porque entendemos e incentivamos a necessidade de independência e autonomia dos movimentos sociais em relação ao partido”, enfatizou Solange Chagas.
isabeld2
 
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social Evando Rodrigues, o PT tem história e grandes exemplos para mostrar e por isso é preciso preservar a história do partido elegendo a advogada Izabel Martins para o Diretório Municipal. “A forte representatividade política em toda a sociedade brasileira e na comunidade partidária internacional faz do PT um importante partido no mundo. A nossa história é contada através da defesa dos princípios da cidadania. Nascemos com uma nova proposta de esquerda aliando pluralidade interna e compromisso com uma sociedade mais igualitária e humana. Sempre defendemos a liberdade sindical, de imprensa, de associação e a livre manifestação de opinião e crítica. Somos um partido socialista, democrático e moderno, com participação ativa dos militantes. A democracia e o socialismo são inseparáveis na visão petista”, salientou Evando Rodrigues.
 
A vereadora Joscélia de Souza “Ju”, disse que a eleição da advogada Isabel Martins para presidência do diretório municipal do PT em Itamaraju, significa o avanço social, político e democrático do município, marcado por grandes lutas pela terra e por igualdade. “Este ano, comemoramos 33 anos de fundação do partido. Durante esse tempo, Introduzimos na política elementos importantes que contribuíram para a incorporação da ética e transparência na administração pública e nos parlamentos. No legislativo, o PT instituiu a ação democrática unificada partidária. Trabalhamos constantemente para a modernização do Parlamento. Assumimos com responsabilidade a posição de ponta na fiscalização do Poder Executivo. Ao mesmo tempo, elaboramos políticas públicas e leis comprometidas com o avanço social, desenvolvimento econômico e direitos humanos. Ações que são exemplos para todo o legislativo brasileiro”, ressaltou a vereadora Ju.
 
Para a candidata a presidente, advogada Isabel Martins, o PT sempre entendeu que o combate à corrupção é decisivo para a afirmação de valores éticos na sociedade, para a consolidação de costumes corretos e para o desenvolvimento de uma economia fundada em regras eqüitativas e justas. Segundo ela, o PT está colocando o país no caminho certo, lançando as bases para um longo período de desenvolvimento econômico sustentado com geração de empregos, justiça social, distribuição de renda e respeito ao meio ambiente. E como sempre fez no país, chegou à hora do PT também abrir espaço para a população de Itamaraju participar mais do processo legislativo e conquistar mais espaço, poder e legitimidade para buscar um futuro melhor para todos os itamarajuenses.
 
A candidata ao PED pelo coletivo reencantar, Izabel Martins, nasceu no distrito de Nova Alegria em Itamaraju, é advogada, sempre foi militante de esquerda e está filiada ao PT desde 1990. Foi fundadora do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia. Representou a classe trabalhadora na Justiça Federal do Trabalho. Atuou no nascimento do MST. Foi presidente por dois mandados da Comissão de Diretos Humanos da subseção da OAB de Itamaraju e vice-presidente do Conselho das Mulheres de Itamaraju.
 

Em nível estadual o PED 2013 tem 5 candidatos à presidência do PT na Bahia. Entre os candidatos são: Chapa 1 – O economista e matemático Hipólito de Brito, 56 anos e com 25 anos de militância no PT da Bahia. Na chapa 2 – O servidor público federal Everaldo Anunciação, 53 anos e secretário estadual de organização do partido. Chapa 3 – O jornalista e radialista Ernesto Marques, vice-presidente da Associação Baiana de Imprensa e ex-assessor de imprensa do governo Jaques Wagner. Chapa 4 – O militante Wanderson Pimenta, 27 anos, bacharel em Direito, membro do movimento de casas de estudantes desde 2005 e filiado ao PT desde 2009. Chapa 5 – O geólogo Lourival Tranqüilo, membro da executiva do PT na Bahia, participou das mobilizações estudantis em 1968 contra a ditadura militar e foi delegado no Congresso de Fundação da Central Única dos Trabalhadores.

Por ASCOM  /Imagens – TN

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

IR 2024: Novo lote de restituição será pago com correção de 5,34%; veja quem recebe

A Receita Federal paga nesta sexta-feira, 29, as restituições do segundo lote residual do...

“Caiu olhando para mim”: a cronologia da morte de estudante pela PM

São Paulo — “Ele me fez reconhecer quem eu sou”, revelou a jovem que...

Rogério Ceni avalia momento do Bahia após sete jogos sem triunfo: “Não é confortável para nós”

O Bahia, mais uma vez, frustrou as expectativas de seus torcedores ao não conseguir...

Com baixa audiência, novelas brasileiras ficam fora do Emmy 2024

Após muitos anos vista como referência mundial, as novelas brasileiras têm perdido espaço com...

Mais para você