InícioEditorialPrevisão do IBGE indica redução na safra de milho no Brasil em...

Previsão do IBGE indica redução na safra de milho no Brasil em 2024

Em previsão divulgada nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra de milho no Brasil em 2024 deve ser de 116,9 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 10,8% em relação ao ano anterior. Este é o terceiro Prognóstico para a Produção Agrícola do IBGE deste ano. Vale ressaltar que essa estimativa é 1,4% menor do que a prevista anteriormente.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A primeira safra de milho, que ocorre no início do ano, está projetada em 26,8 milhões de toneladas para 2024, o que representa uma queda de 3,3% em relação a 2023. Já a segunda safra, que ocorre após o plantio da soja, deve somar 90,1 milhões de toneladas, uma redução de 12,8% em relação ao ano anterior. De acordo com o IBGE, o Rio Grande do Sul, que teve sua safra de 2023 prejudicada pelo clima, deve ter uma recuperação na produção em 2024. No entanto, nos demais estados produtores, espera-se uma queda na produção. Isso se deve à falta de chuvas na região Centro-Oeste e ao excesso de água no Sul, além dos preços que não reagiram como o esperado.

Além disso, as condições climáticas desfavoráveis também afetaram o plantio da soja em algumas regiões produtoras, o que reduziu a janela de plantio para a segunda safra de milho. Com exceção de São Paulo e Pará, a safra de milho deve cair nas demais unidades da federação produtoras, devido às expectativas negativas com o clima e ao declínio da área plantada.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Prefeito sai de casa para fugir de inundação e hotel alaga no RS

Chefe do Executivo de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), despacha seus trabalhos na Secretaria...

Ana Paula Siebert leva “bronca” de Roberto Justus em festa da filha

Reprodução/Instagram 1 de 1 Foto preta e branca de Ana Paula Siebert e Roberto...

Apreensão de manganês ilegal expõe fissuras em agência reguladora

Discordâncias sobre atribuições da Agência Nacional de Mineração resulta na fritura de diretor-geral e...

Após deixar o RS, Thelma Assis desabafa: “Propósito da minha vida”

Thelma Assis voltou a São Paulo após passar um tempo em Canoas, no Rio...

Mais para você