InícioEditorialPolítica NacionalMinistério da Justiça exonera delegado investigado no caso Abin

Ministério da Justiça exonera delegado investigado no caso Abin

Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho era coordenador de Aviação Operacional da Coordenação-Geral de Apoio Operacional

Antonio Cruz/Agência Brasil

PF deflagrou uma operação que cumpriu mandados de busca e apreensão de policiais federais da Abin

O delegado Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho é alvo de uma investigação da Polícia Federal que indica que a direção da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) usou o órgão para espionagem ilegal. Nesta semana, a PF deflagrou uma operação que cumpriu mandados de busca e apreensão de policiais federais da agência. A decisão que autorizou a ação foi do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele pediu a suspensão imediata do exercício das funções públicas do delegado e de outros seis investigados. O trecho da decisão diz que “as apurações internas, conforme comprovado pela Polícia Federal, realizadas sobre a utilização tecnológica na Abin, teriam sido obstadas por interferência dos delegados identificados como Alexandre Ramagem e Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho”. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União. Gomes Coelho era coordenador de Aviação Operacional da Coordenação-Geral de Apoio Operacional.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A suspeita é que a Abin tenha rastreado milhares celulares de funcionários do STF, advogados, policiais, jornalistas e até de ministros do Supremo. Pelo menos 33 acessos de localização telefônica foram identificados. Nas redes sociais, o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, perguntou: “Quem aqui exige que a lista de espionados da gestão do inelegível seja publicada?”. Ele fez referência ao então presidente Jair Bolsonaro, que estava no poder na época das irregularidades. A Abin abriu sindicância interna em março do ano passado. Todas as informações apuradas foram repassadas para a Polícia Federal e para o STF.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Técnico do Vasco se desculpa com a torcida após declaração sobre vaias

O técnico do Vasco, Rafael Paiva, pediu desculpas ao torcedor cruzmaltino. O pronunciamento do...

Indicada por Trump para Educação é acusada de negligência em caso de abuso sexual

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Escolhida por Donald Trump para assumir a Secretaria de...

Por que até os relacionamentos mais felizes podem acabar?

Nunca é fácil se afastar de uma pessoa maravilhosa de quem você gosta. Mas...

Mais para você