InícioNotíciasPolíticaLula hesita e teme que Paraná eleja senador mais bolsonarista que Moro

Lula hesita e teme que Paraná eleja senador mais bolsonarista que Moro

Desde que o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) absolveu o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) no caso de possível abuso de poder econômico nas eleições de 2022, o presidente Lula (PT) demonstrava certa hesitação ao abordar o episódio.

Está decidido que o PT, assim como o PL de Jair Bolsonaro, vai recorrer da decisão da Corte, mas o presidente Lula chegou a instruir membros da sigla no Paraná a “deixar Moro para lá”.

O receio de Lula é que, com a cassação determinada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Estado possa eleger um senador mais alinhado à direita e ao bolsonarismo. E as chances disso acontecer são grandes.

Isso porque o favorito para vencer uma eventual eleição suplementar no Paraná é o ex-deputado Paulo Martins (PL), que ficou em segundo lugar em 2022. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, já assegurou que ele será o candidato, mesmo com Michelle Bolsonaro emergindo como uma forte concorrente.

Na perspectiva do governo, o mandato de Moro é considerado discreto e sem grandes contratempos para Lula. Portanto, seria mais vantajoso manter Moro como senador do que colocar um bolsonarista performático em seu lugar.

Apesar disso, o PT irá recorrer e lançará na disputa no Paraná um dos deputados, Gleisi Hoffmann ou Zeca Dirceu. Os dois provavelmente passarão por uma espécie de “prévia” caso Moro seja de fato cassado pelo TSE.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Roda Viva não pergunta a Leite sobre motores roubados de comportas

Governador do Rio Grande do Sul foi pouco questionado sobre falhas na manutenção do...

Satélite mapeia áreas que não poderão mais ser habitadas, diz Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou, em entrevista ao...

Brasil passa a ter seis restaurantes com duas estrelas Michelan; confira lista

Após quatro anos, o Guide Michelin voltou, nesta segunda-feira (20), a avaliar os restaurantes...

Pacheco defende lei sobre IA para não precisar de Judiciário

Presidente do Senado diz que projeto deve passar no 1º semestre porque o Poder...

Mais para você