InícioNotíciasPolíticaMais de 1000 reeducandos se formam em projeto de capacitação do DF

Mais de 1000 reeducandos se formam em projeto de capacitação do DF

Mais de mil reeducandos se formaram no Projeto de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap). A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (26/4) na Fábrica Social e contou com a presença de autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo local.

Com o projeto, os custodiados têm acesso a cursos para o desenvolvimento profissional ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa conta com um convênio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) no valor de R$ 2.827.037,90 com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça.

Pelo Senai, é possível realizar os cursos de construtor de alvenaria, serralheiro, mecânico de manutenção de freios; suspensão e direção de veículos leves e funileiro automotivo. Já o Senac oferece cursos de costureiro, modelista, pizzaiolo, oratória e abertura e legalização de empresas para Microempreendedor Individual (MEI).

O Procap teve início em 2023 e já qualificou 1.093 reeducandos no sistema penitenciário do DF. A Seape utiliza da mão de obra dos reeducandos dentro do sistema prisional, para reforçar o que aprenderam, como os alunos do curso de costura produzirem roupas infantis para projetos filantrópicos”.

O Secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, comemorou a conquista. “O objetivo é aumentar a empregabilidade dos reeducandos para que eles possam retornar à sociedade capacitados para trabalhar de forma autônoma e formalizada por meio do empreendedorismo. A previsão deste projeto é funcionar de forma permanente e beneficiar todos os regimes prisionais, desde o regime provisório ao semiaberto.”

A Juíza Titular da Vara de Execuções Penais do DF, Leila Cury, também prestigiou a solenidade e ressaltou a importância do projeto.

Os custodiados também recebem o benefício da remição. A cada 12 horas de estudo, um dia é subtraído da pena.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Reconhecimento facial da SSP captura dois foragidos em menos de 3 horas em Salvador

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) ajudou na captura...

Codesal registra ocorrências após forte chuva em Salvador; veja bairros afetados

As chuvas intensas que afetaram Salvador durante a madrugada deste domingo (24), provocaram alguns...

Jandaíra ganha em infraestrutura e educação, garantindo futuro melhor

O município de Jandaíra foi beneficiado com novos investimentos em infraestrutura e educação, com...

Afundada em dívidas, mãe entra em desespero e vende a própria filha

Uma mulher de 23 anos, que não teve o nome revelado, está sendo acusada...

Mais para você