InícioEditorialPolítica NacionalSaiba como transferir o título de eleitor

Saiba como transferir o título de eleitor

Quem mudou de cidade tem até 8 de maio para pedir a transferência e votar em outubro

Eleitor precisa estar há pelo menos 3 meses no novo município para transferir seu título de eleitor Reprodução/TSE

PODER360 27.abr.2024 (sábado) – 12h29

O eleitor que mudou de cidade deve ficar atento ao prazo para a troca de domicílio eleitoral e, assim, poder votar nas eleições de 2024. A data final para solicitar essa transferência é 8 de maio. Após a data, o cadastro eleitoral estará fechado, inclusive para novos alistamentos, atualização de dados ou regularização do título de eleitor por causa da preparação da logística de votação do pleito.

O domicílio eleitoral é o município onde o eleitor exerce o direito ao voto (onde tem o título de eleitor cadastrado) e, no caso de candidatura, a circunscrição onde disputa uma eleição.

Leia mais sobre o título de eleitor:

Eleitor tem até 8 de maio para regularizar título O QUE FAZER PARA TRANSFERIR? A eleitora ou o eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral precisa ir ao cartório eleitoral mais próximo para solicitar a transferência do domicílio eleitoral. Na ocasião, deve estar com documento oficial com foto e o comprovante ou declaração com o novo endereço.

Quem já tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral pode fazer o pedido de transferência de domicílio pelo Autoatendimento Eleitoral, por meio do Portal do TSE, também até 8 de maio. É só seguir os procedimentos solicitados.

REQUISITOS Para requerer a transferência, é necessário que a eleitora ou o eleitor:

resida há pelo menos 3 meses no novo município; não tenha, nos 12 meses anteriores ao pedido, tirado o 1º título de eleitor ou feito outra transferência de domicílio eleitoral. Somente estão dispensados desse critério funcionários públicos civis, militares e autárquicos e integrantes das respectivas famílias que, por motivo de remoção ou transferência, necessitem fazer a transferência.

QUEM NÃO PODE TRANSFERIR O TÍTULO quem não estiver quite com a Justiça Eleitoral; eleitor com a inscrição eleitoral envolvida em situação de coincidência (duplicidade) ou cancelada em decorrência de perda de direitos políticos ou por decisão de autoridade judiciária. Com informações do TSE.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dengue: Brasil ultrapassa 5 milhões de casos e bate novo recorde

Bloomberg Creative Photos/ Getty Images 1 de 1 Aedes aegypti, também conhecido como mosquito...

Centro de Porto Alegre vira lixão a céu aberto após água baixar

A redução do nível do rio Guaíba no final de semana resultou em uma...

Lula compromete reeleição se repetir erros de Dilma, diz economista

Uma das autoras da Lei de Responsabilidade Fiscal, Selene Nunes diz que o presidente...

Mais para você