InícioEditorialCPI da Braskem aprova relatório de indiciamento por afundamento em Maceió

CPI da Braskem aprova relatório de indiciamento por afundamento em Maceió

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Braskem no Senado aprovou, por unanimidade, o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE) nesta terça-feira (21). O documento pede o indiciamento da mineradora pelo afundamento de cinco bairros de Maceió, resultando na perda de lares de 15 mil famílias. Além do indiciamento da Braskem, o relatório também solicita o indiciamento de 11 pessoas, sendo oito ligadas à empresa e três vinculadas a empresas que prestaram serviços à mineradora. A CPI ainda pede o indiciamento de quatro dessas empresas por fornecerem laudos e estudos considerados falsos ou enganosos. Durante a sessão, o relator enfatizou a irresponsabilidade de algumas pessoas em busca de lucro rápido, ignorando a segurança da população. Ele destacou a necessidade de um novo modelo de governança no setor da mineração e a importância de agências reguladoras verificarem independentemente os dados fornecidos pelas empresas.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) ressaltou que a Braskem reconheceu publicamente sua culpa pelo afundamento dos bairros em Maceió, mas enfatizou que isso não é suficiente. Ele fez um apelo para que a Polícia Federal conclua o inquérito que está em andamento há mais de cinco anos. O relator da CPI mencionou que um dos objetivos da comissão é contribuir para a revisão do acordo de reparação entre a Braskem e os afetados pelos afundamentos em Maceió. O relatório aponta que os acordos foram prejudiciais aos afetados, com valores baixos de danos morais e a compra das residências pela mineradora. O extenso documento de mais de 760 páginas será encaminhado para a Polícia Federal, Procuradoria-Geral da República, ministérios públicos e defensorias públicas para subsidiar as investigações. A Braskem, por sua vez, afirmou estar sempre à disposição das autoridades e colaborando com todas as informações solicitadas pela CPI.

Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula reclama de ausência de Tarcísio e Nunes em evento sobre metrô

Governo federal anunciou investimento de R$ 1,7 bilhão para expansão da Linha 5-Lilás do...

Desinteresse? Entenda o que é orbiting, termo que viralizou nas redes

Você já chamou aquele crush de “conversante”? Ou se viu preso em interações supérfluas...

Por que os streamings querem dar outro nome para as novelas? Entenda

A Netflix se prepara para lançar, na próxima sexta-feira (5/7), sua primeira produção com...

Petrobras rompe contrato com Unigel

Acordo assegurava volta de fábricas de fertilizantes; TCU havia alertado para risco de prejuízo...

Mais para você