InícioNotíciasPolíticaSem conciliação, Flávio Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto

Sem conciliação, Flávio Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a suspensão do pagamento de emendas parlamentares RP8 e RP9, as emendas de comissão e de relator ao orçamento, chamadas de “orçamento secreto”. A decisão veio nesta quinta-feira (10), após audiência de conciliação com representantes do Congresso e do Executivo.

A decisão foi assinada pelo ministro ao final da audiência, após compreender que os representantes do Congresso não apresentaram “informações específicas, completas e precisas” para comprovar o cumprimento da decisão da Corte, que determinou a aplicação de medidas de transparência nas emendas. 

“Ante o exposto, à  vista das carências quanto ao cumprimento das determinações judiciais, permanece inviável o restabelecimento da plena execução das emendas parlamentares no corrente exercício de 2024, até que os Poderes Legislativo e Executivo consigam cumprir às inteiras a ordem constitucional e as decisões do plenário do STF”, decidiu.

O conflito entre os Três Poderes teve início em dezembro de 2022, quando o Supremo definiu que as emendas chamadas de RP8 e RP9 são inconstitucionais, por meio da relatoria da ainda ministra Rosa Weber. 

A decisão levou o Congresso a aprovar uma resolução que mudou as regras de distribuição de recursos por emendas de relator, para cumprir a determinação da Corte. Após a aposentadoria de Weber, o caso foi encaminhado para Flávio Dino, que determinou a suspensão das emendas e decidiu que os repasses devem seguir critérios de rastreabilidade. As informações são da Agência Brasil. 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Novo presidente do TST quer conduzir gestão com foco na racionalização e afirmação da Justiça do Trabalho

Cerimônia realizada nesta quinta-feira (10) deu posse à nova mesa diretora do Tribunal Superior...

Grupo japônes Nihon Hidankyo vence Prêmio Nobel da Paz

O prêmio Nobel da Paz deste ano foi atribuído à organização japonesa Nihon Hidankyo,...

Deputado apresenta projeto que proíbe motoristas de ônibus de acumularem função de cobrador

O deputado estadual Samuel Junior (Republicanos) submeteu um Projeto de Lei para proibir que...

Análise da água indicará se João Miguel foi dopado antes de ser morto

Os institutos de Criminalística (IC) e de Medicina Legal (IML) da Polícia Civil do...

Mais para você