O PCdoB da Bahia praticamente “carrega” o partido por todo o país. Das 19 prefeituras no qual o partido conseguiu eleger nomes para o Executivo municipal, 15 delas foram na Bahia, representando 78% dos prefeitos eleitos pela legenda.
Integrando uma federação com o PT e PV, o PCdoB elegeu 15 prefeitos no estado, sete vice-prefeitos e 173 vereadores. A base do governo Jerônimo Rodrigues e do Partido dos Trabalhadores na Bahia elegeu 309 municípios.
Na Federação, o PCdoB ficou com o segundo maior número de prefeitos, ficando a frente do PV, que teve quatro gestores eleitos no último pleito, porém, ficou atrás do PT. O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, conquistou 49 prefeituras, número considerado baixo em relação aos concorrentes. Cidades como Amargosa, Esplanada, Jaguaquara e Pintadas foram algumas das conquistas pelos petistas. O partido ainda aposta em Camaçari, que ainda não foi contabilizada neste número por ir para o 2º turno com Caetano, ex-secretário estadual de Jerônimo.
É o que aponta o levantamento realizado pelo Bahia Notícias mediante os resultados das eleições municipais. Considerando os nove partidos da base, sendo eles PT, PV, PCdoB. Avante, PSD, Solidariedade, MDB, PSB e Podemos, e desconsiderando os posicionamentos pessoais dos candidatos, a base de Jerônimo controla 73% das prefeituras baianas.
Veja lista completa:
- Professor Tone (Aratuípe)
- Edas Justino (Caetanos)
- Dilan Oliveira (Chorrochó)
- Dr Pedrinho (Encruzilhadas)
- Marquinhos (Itagibá)
- Chiquinho (Licínio de Almeida)
- Bergue de Josias (Macururé)
- Dona Nilda (Poções)
- Marcos Palmeira (Remanso)
- Emanuel Rodrigues (Rodelas)
- Neto da Pousada (Seabra)
- Gildo Mota (Serrolândia)
- Roberto do Sindicato (Tapiramutá)
- Danillo (Várzea da Roça)
- Daiane (Várzea Nova)