InícioLazer, vida e culturaSaúdeAneel avalia mudanças nas tarifas de energia após tempestade em SP

Aneel avalia mudanças nas tarifas de energia após tempestade em SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está considerando a possibilidade de permitir que os investimentos realizados na infraestrutura elétrica sejam transferidos para as contas de luz antes das revisões tarifárias, que ocorrem a cada cinco anos. Essa iniciativa, que está em consulta pública até o dia 2 de dezembro, busca atender à demanda por melhorias nas redes elétricas, especialmente após os danos causados pela recente tempestade em São Paulo. Atualmente, a Aneel está revisando os contratos de concessão de 20 distribuidoras, cujas concessões expiram a partir de 2025.

Durante esse processo, a agência avaliará critérios relacionados à eficiência e à gestão econômico-financeira das empresas. As distribuidoras têm a oportunidade de apresentar os investimentos realizados, que, se aprovados, serão incorporados à base de remuneração regulatória. A proposta de permitir o reconhecimento de custos entre as revisões tarifárias pode ajudar a mitigar os riscos financeiros enfrentados pelas concessionárias. Além disso, a Aneel planeja discutir medidas que evitem a transferência de custos desnecessários para os consumidores.

Essa discussão ocorre em um contexto delicado, marcado por um apagão que afetou mais de 3 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, onde a Enel é uma das distribuidoras com concessão prestes a vencer. A consulta pública faz parte da regulamentação do Decreto 12.068/2024, que estabelece diretrizes para a renovação dos contratos de concessão. Esse decreto exige que as distribuidoras cumpram metas de qualidade e aumentem a resiliência das redes elétricas em relação a eventos climáticos adversos. A Aneel também está desenvolvendo uma regulamentação específica para investimentos que visem a resiliência das redes elétricas.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Marcelo Seoane

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

As 10 ações do Ibovespa que mais pagaram dividendos em 2024 até agora

Para muitos, os dividendos são parte importante estratégia de investir em ações, seja para...

Governo e Congresso se mobilizam para regular agências reguladoras

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso Nacional têm...

Toffoli arquiva ação de improbidade administrativa contra Alckmin

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na última sexta-feira, 18,...

Eutelsat lança 20 satélites com foguete da SpaceX após fusão com OneWeb

A Eutelsat utilizou um foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa de Elon Musk, para...

Mais para você

[the_ad id="181056"]