InícioNotíciasPolíticaCom presença de Barroso, CNJ, TJ-BA e governo da Bahia celebram cooperação...

Com presença de Barroso, CNJ, TJ-BA e governo da Bahia celebram cooperação para aprimorar cobrança de dívida ativa

Um acordo de cooperação técnica foi celebrado, nesta segunda-feira (21), entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e o governo da Bahia, para aprimorar a cobrança da dívida ativa e o fluxo de execuções fiscais no Estado.

A assinatura do acordo contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Resende, além do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e da procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli.

Segundo a Corte, trata-se de ações judiciais propostas pelo Poder Público para cobrança de créditos públicos — como IPTU, IPVA, ICMS, ISS e multas —, que não foram pagos pelos devedores e que foram inscritas em dívida ativa. Em entrevista à imprensa durante agenda na capital baiana, Barroso disse que o intuito dessa medida visa a “extinção desses processos que fazem a estatística negativa para o cruciário, que não levarão a nenhuma recuperação de crédito”. 

“Temos mais de 83 milhões de processos em curso no país, segundo a estatística de dezembro de 2023. Não há estrutura que dê conta e o país não tem recursos para continuar aumentando indefinidamente o tamanho do judiciário. No modo que estamos procurando desjudicializar alguns espaços da vida brasileira. Um deles é a execução fiscal, que é a cobrança da dívida tributária pelo Estado e fácil de compreender. E aí temos celebrado acordos com todos. […] Temos a expectativa de extinguir mais de 10 milhões de execuções fiscais. E esse acordo, celebrado pelo Estado da Bahia, na sequência de um desaviso, celebrado por municípios de Salvador, visa precisamente a extinção desses processos que fazem a estatística negativa para o cruciário, que não levarão a nenhuma recuperação de crédito”, explicou o ministro do STF.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Perlla relembra prisão do ex-marido e afirma querer “virar a página”

Nesta segunda-feira (21/10), Perlla usou as redes sociais para desabafar sobre a prisão do...

João Gomes e Ary Mirelle se casam no Recife com presença de famosos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - João Gomes e Ary Mirelle estão, enfim, casados! A...

Derrotada nas eleições de São Paulo, Zilu Godói deixa o Brasil

Zilu Godói decidiu deixar o Brasil depois de ser derrotada nas eleições de São...

Agricultura: Bahia tem 8 cidades entre as 100 mais ricas do Brasil; São Desidério ocupa 2º lugar em ranking nacional

O município de São Desidério desponta como um dos gigantes do agronegócio brasileiro. Em...

Mais para você

[the_ad id="181056"]