InícioEditorialEleições: Cármen Lúcia exalta “clima de tranquilidade” no 2º turno

Eleições: Cármen Lúcia exalta “clima de tranquilidade” no 2º turno

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, disse que o clima de votação é de tranquilidade neste domingo (27/10) de segundo turno das eleições municipais. Segundo dados da própria Corte Eleitoral, 33.996.477 eleitores devem ir às urnas para a escolha dos próximos prefeitos.

“Não houve decorrências nem fora do que seria previsto, nem um número de urnas devidamente distribuídas e em andamento no trabalho, sem nenhum tipo de dificuldade. Nós tememos pelas condições climáticas em alguns locais que até agora continuam também sem um tipo de problema. Então, o que nós agora queremos é que termine este domingo com o mesmo clima de tranquilidade, de direitos exercidos sem qualquer tipo de obstáculo”, destacou a presidente do TSE.

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024

O boletim divulgado às 12h pela Polícia Federal (PF) aponta que 11 ocorrências relacionadas às eleições foram registradas em estados das regiões Norte e Nordeste. Além disso, segundo a corporação, 15 pessoas foram conduzidas a delegacia e foram apreendidos R$ 93,6 mil em bens e valores. O segundo turno ocorre em 51 municípios brasileiros, sendo 15 capitais. Os eleitores poderão votar das 8h às 17h (horário de Brasília).

A ministra Cármen Lúcia votou no começo da manhã deste domingo no Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

A presidente do TSE reforçou a importância de comparecer às urnas como um dever cívico de cada eleitor e chamou a atenção para que os votantes se atentem às condições climáticas, a fim de evitar um número maior de abstenções.

“Na medida da condição de cada um que compareça mais cedo, porque final de tarde, em locais onde há previsão de chuvas, isto pode aumentar, nós estamos numa primavera. Então, o meu pedido é muito que a gente continue e, como eu sempre digo, termine este dia com dever cumprido democraticamente e sem novidades, que não a força maior da democracia por meio de um processo eleitoral”, completou.

O primeiro turno foi realizado em 6 de outubro, quando 122 milhões de brasileiros foram às urnas para escolher os novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios. Conforme informações do TSE, o número de votantes corresponde a 78,29% de todo o eleitorado.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Juiz adia por tempo indeterminado anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O juiz a cargo do processo contra Donald Trump pela compra do silêncio da...

Cúpula nacional do União Brasil avalia de forma positiva indiciamento de Bolsonaro: “Quanto mais escaenteado melhor”

Com um postulante para a disputa presidencial em 2026, através do governador de Goiás...

Rui Costa afirma que “não há crise com Jaques Wagner por questões de indicação” no governo Jerônimo

O ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) afastou qualquer rumor de briga com o senador...

Justiça isenta Estado da Bahia de pagar FGTS retroativo a servidora que mudou do regime CLT para estatutário

A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho, por...

Mais para você