InícioLazer, vida e culturaSaúdeConfira produções de cineastas baianos que estão disponíveis em streamings para maratonar...

Confira produções de cineastas baianos que estão disponíveis em streamings para maratonar no final de semana

Um filme é o resultado artístico obtido por meio do olhar e das vivências de um cineasta. Dessa forma, a arte traduzida em produções cinematográficas torna-se ainda mais interessante quando criada pela mente de um artista regional. Apresentando a versatilidade artística proporcionada pela Bahia, confira alguns longa-metragens dirigidos por cineastas baianos e disponíveis em plataformas de streaming.

  • Marighella (2019), dirigido por Wagner Moura e disponível na Globoplay

Foto: Divulgação

Essa é a estreia do ator Wagner Moura na direção de um longa-metragem. O filme biográfico acompanha a história do político, escritor e guerrilheiro Carlos Marighella em 1969, ano em que foi assassinado pela ditadura militar. 

  • Um Ano Inesquecível – Outono (2022), dirigido por Lázaro Ramos e disponível na Prime Video

Foto: Vans Bumbeers / Amazon Studios

Estrelado por Gabz, que atualmente protagoniza a novela ‘Mania de Você’ na TV Globo, e Lucas Leto, o filme é uma adaptação do conto de Babi Dewet. O longa é uma comédia musical brasileiro e faz parte de uma franquia ‘Um Ano Inesquecível’. Na história conhecemos o casal Anna Júlia e João Paulo que, apesar dos gostos opostos, vivem um romance tendo como cenário a Avenida Paulista, em São Paulo. 

  • Saudade Fez Morada Aqui Dentro (2024), dirigido por Haroldo Borges e disponível na Netflix

Foto: Divulgação / Plano 3 Filmes

Dirigido por Haroldo Borges, o filme dramático segue o jovem de 15 anos Bruno, que vive com uma doença degenerativa que o tornará cego em breve. O longa foi gravado em um vilarejo do sertão baiano e, em entrevista ao Bahia Notícias, o diretor afirmou se tratar de uma produção ‘100%’ baiana. 

  • Café com Canela (2017), dirigido por Ary Rosa e Glenda Nicácio e disponível na Prime Video, Globoplay

Foto: Divulgação

Ambientado na cidade de São Félix, no Recôncavo Baiano, a história, estrelada por Aline Brunne e Valdinéia Soriano, acompanha uma professora em luto e uma ex-aluna, que assume a missão de ajudá-la a superar o isolamento provocado pela perda de um filho. 

  • Cidade Baixa (2005), dirigido por Sérgio Machado e disponível na Netflix e Globoplay

Foto: Divulgação

Um dos mais antigos da lista, Cidade Baixa é estrelado por Alice Braga, Wagner Moura e Lázaro Ramos. Na história, dois amigos de infância dão carona a uma prostituta e uma relação de atração vai crescendo entre eles. O filme envolve a cidade de Cachoeira, Salvador e o carnaval. 

  • O Rio do Desejo (2023), dirigido por Sérgio Machado e disponível na Globoplay

Foto: Divulgação

A história acompanha os irmãos Dalberto, vivido por Daniel de Oliveira, e Dalmo, por Rômulo Braga. Baseado no conto “O Adeus do Comandante” e é ambientado no Rio Negro. O espectador acompanha um envolvimento entre um dos irmãos e sua cunhada enquanto o comandante de barco está em viagem. 

  • Ó Pai, Ó (2007), dirigido por Monique Gardenberg e disponível na Prime Video

Foto: Divulgação

Um dos clássicos baianos da contemporaneidade, a história estrelada por Emanuelle Araújo, Lázaro Ramos, Dira Paes, Érico Brás e outros tantos talentos, que interpretam moradores de um cortiço no Centro Histórico do Pelourinho. O longa, ambientado nos últimos dias de Carnaval, mistura a baianidade com música e humor. Em 2023, o público recebeu a sequência da comédia, trazendo de volta alguns dos personagens. 

  • Ilê Aiyê, a Casa do Mundo (2024), coordenação e roteiro de Alexandre Lyrio

Foto: Divulgação

O documentário narra a trajetória do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, fundado no Curuzu, em Salvador. A obra reúne depoimentos de fundadores e artistas, celebrando 50 anos de história do bloco, que se tornou um ícone cultural, político e social, sendo uma das maiores expressões do movimento afro no país.

  • Axé: Canto Do Povo De Um Lugar (2016), dirigido por Chico Kertész e disponível na Netflix

Foto: Divulgação

O documentário explora a história do Axé, gênero musical originado na Bahia, que se tornou um fenômeno global. Através de entrevistas e imagens de arquivo, o filme traça as origens do movimento, revelando como o Axé sintetiza a diversidade cultural e musical da Bahia, mesclando ritmos, religiões e tradições locais.

  • Medida Provisória (2022), dirigido por Lázaro Ramos e disponível na Globoplay e Prime Video

Foto: Divulgação

Ambientado em um Brasil distópico, o longa mostra o governo brasileiro decretando uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a se mudar para a África, com o objetivo de retomar suas origens. A decisão provoca uma reação imediata no Congresso Nacional, que aprova a medida, intensificando o impacto sobre a vida dos cidadãos negros.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Conquistar Diploma Superior: Estratégias Efetivas

Aspirar a um diploma superior envolve uma jornada desafiadora, enriquecida por oportunidades que podem...

PEC do Aborto: Entre baianos, apenas Bacelar votou contra na CCJ e cinco deputados se ausentaram; veja lista

A votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da PEC 164/2012, que busca...

Saiba o que é a Nova Okaida, facção que aterroriza estados do Nordeste

As polícias Civil e Militar de Pernambuco  deflagaram, nesta quinta-feira (28/11), a Operação Maré...

Mais para você