Em meio às transformações constantes na área do jornalismo online, o Bahia Notícias aproveitou a maioridade para consolidar os “Princípios editoriais” que norteiam o veículo desde 2006, quando foi fundado pelo jornalista Samuel Celestino e pelo empresário Ricardo Luzbel. O documento, disponível na aba “Quem somos” do portal, confirma a missão e o objetivo do site, cujo papel social é destacado pela direção, pela equipe e reconhecido pelos leitores.
Os “Princípios editoriais” explicitam quais os tipos de conteúdos publicados no portal, facilitando a identificação, por parte da audiência, de como se constroem os textos divulgados no site. O Bahia Notícias, que sempre trouxe o expediente em que apresenta a equipe completa, também explicita, a partir do documento, as distinções entre conteúdo patrocinado e noticioso, sinalizando ainda quando as publicações contêm opiniões, seja do corpo editorial, seja de terceiros, cuja diversidade é estimulada.
“O jornalismo do Bahia Notícias sempre foi guiado por esses princípios editoriais, que eram transmitidos aos repórteres e estagiários ao longo das jornadas. Decidimos torná-los públicos e disponíveis aos nossos leitores, para que eles também conheçam como funciona a nossa estrutura para elaborar notícias”, explica o editor-chefe do portal, Fernando Duarte, que comanda a redação há 10 anos.
É possível ainda conhecer como funciona o financiamento do portal, bem como uma atualização do que batizamos de “Política de correções de erro”, em que sinalizamos a forma como eventuais problemas na apuração ou atualizações são adicionadas às notícias de uma maneira clara e identificável pelo público.
Fundado em julho de 2006, o Bahia Notícias é um portal nativo digital que nasceu nos primórdios da comunicação online na Bahia e atualmente possui mais de 15 milhões de visualizações mensalmente, sendo o veículo da Bahia com maior audiência na região Nordeste brasileira.