InícioNotíciasSociedadePresidente do TCM entrega diploma sobre transparência a municípios

Presidente do TCM entrega diploma sobre transparência a municípios

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, fez nesta quarta-feira (18/12) a entrega simbólica do diploma e do “Selo de Transparência Pública” às 16 instituições municipais baianas que se distinguiram no levantamento nacional feito pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para o “Radar da Transparência Pública”.

O presidente aproveitou a visita do prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião, do prefeito de Mirangaba, Dirceu Mendes Ribeiro, e do secretário de transparência, controle e prevenção à corrupção de Vitória da Conquista, Mateus Novais, e improvisou a solenidade de homenagem aos dirigentes que cumpriram as normas de transparência exigidas pela administração pública. As câmaras de vereadores e as prefeituras de Miguel Calmon e Mata de São João receberam selos “Diamante” – a mais alta condecoração – da Atricon. E as prefeituras de Mirangaba e Vitória da Conquista o selo “Ouro”, junto com outras cinco instituições.

O conselheiro Francisco Netto destacou que o selo de transparência da Atricon “é uma honrosa certificação concedida aos entes públicos que se destacam no cumprimento dos critérios de transparência na gestão e divulgação de informações aos cidadãos. A iniciativa premia e enaltece esta boa prática de governança que estimula o controle social e, desta forma, qualifica a administração pública no atendimento das demandas da população”.

Afirmou que a homenagem aos que se destacaram no levantamento – cuja avaliação foi feita por técnicos do TCM – serve também com estímulo àqueles que ainda precisam melhorar seus instrumentos de governança e de transparência, de modo a atender aos critérios estabelecidos em lei que contribuem para a eficiência da administração, ao permitir o acompanhamento e a fiscalização por parte dos cidadãos.

O presidente lembrou que, “para alegria e orgulho dos membros e servidores do TCM”, a Corte de Contas também foi avaliada no mesmo “Radar da Transparência” e conquistou o selo “Diamante”. Isto, segundo ele, “reafirma nosso compromisso com a alta excelência em transparência e governança. E reflete o trabalho dedicado de todos os que compõem o TCM, e nos inspira a continuar sendo referência nacional na promoção da integridade e no fortalecimento do controle social”.

O prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião – que também é vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) -, disse que a distinção, por parte da Atricon orgulha qualquer homem público, e destacou que a transparência é fundamental para o próprio sucesso da administração. “A transparência desafia, estimula, previne, educa e no fundo, ajuda o administrador público, o agente político”, disse. Para isso, segundo ele, é preciso valorizar os instrumentos e os órgãos encarregados do controle interno. “Uma controladoria interna forte, independente e com profissionais competentes, é fundamental para garantir a transparência e evitar erros que acabam prejudicando a administração, ou mesmo desvios, que é mais grave, cujos responsáveis devem ser identificados e punidos”.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Dino determina que AGU esclareça não abertura de contas para repasses de emendas para Saúde

Em mais um capítulo da exigência por maior transparência das emendas parlamentares, o ministro...

Vaquinha para pagar estádio do Corinthians empaca após início animador

A campanha de arrecadação promovida pela Gaviões da Fiel, com o objetivo de ajudar...

China investiga importações de carne bovina do Brasil em meio a problemas no setor

A China iniciou uma investigação sobre as importações de carne bovina, com o objetivo...

Polícia prende traficante que exibia armas nas redes sociais em Feira de Santana

Um homem com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e homicídio...

Mais para você