InícioEditorialNotíciasChega a 300 número de desabrigados em município paulista

Chega a 300 número de desabrigados em município paulista

Logo Agência Brasil

A Defesa Civil do Estado de São Paulo atualizou, na tarde desta quinta-feira (9), para 300 o número de desabrigados em Peruíbe, na região metropolitana da Baixada Santista. As chuvas que atingem o município – 283 milímetros nas últimas 48 horas – causaram alagamentos de vias e residências. Cerca de mil pessoas foram afetadas pela água. Segundo a Defesa Civil estadual, a cidade deve decretar situação de emergência nas próximas horas.

Às 17h, 30 agentes da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil e nove embarcações trabalhavam no resgate das pessoas. Os desabrigados estão sendo levados para abrigos emergenciais montados nas escolas Delcelia Joselita Machado Bezerra, Maria Amélia e Fernando Nepomuceno Filho.

Notícias relacionadas:

  • Peruíbe tem 230 desabrigados por conta das chuvas no litoral paulista.
  • Municípios paulistas têm deslizamentos e alagamentos devido às chuvas.
  • Chuvas no RS: governo liberou R$ 2,5 bilhões para agricultura familiar.

Por causa dos pontos de alagamento, 17 pessoas chegaram a ficar isoladas no bairro Caraguava, mas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Os bairros Vila Erminda, Araminguava, Venessa, Ribamar, Jardim das Flores e Nova Itariri também registraram alagamentos, que chegaram a atingir moradias.

Segundo o governo do estado, o último caminhão destinado à cidade saiu de Registro no fim da tarde com 100 cestas básicas; 150 kits de limpeza; 150 kits de higiene; 150 kits de limpeza avulsos (rodo, vassoura e água sanitária) e 150 kits dormitório, com colchões, travesseiros, cobertores e roupas de cama.

De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, desde o início da quarta-feira (8), a Defesa Civil de São Paulo enviou, por SMS, alertas para os moradores sobre a chuva persistente e ventos fortes. No período da tarde, o Cell Broadcast foi acionado. O sistema emite alertas extremos a populações de áreas de risco. Todo aparelho celular que está em determinada região, conectado a uma antena de telefonia e que tenha sinal 4G ou 5G, recebe mensagens sonoras de alerta, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. Além do sinal sonoro, a tela do celular fica travada com a mensagem.

“A partir do momento que o cenário vai se agravando e nós temos a solicitação do município, enviamos esse alerta para retirar as famílias da área de risco e evacuar as residências que foram alagadas“, explica Matheus Roncatto, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil de São Paulo.

Segundo a Defesa Civil estadual, as condições de chuva vão permanecer no município, mas as precipitações deverão ocorrer em menor volume nos próximos dias.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Selton Mello exalta Fernanda Torres e afirma que atriz é “a melhor parceira”

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Selton Mello exaltou a parceria construída com Fernanda Torres...

Bolo envenenado: suspeita é “manipuladora, calma e firme”, diz polícia

De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Deise Moura dos...

MPF vai investigar supostas irregularidades de barracas de praia situadas em área de domínio do DNIT em Porto Seguro

Barracas de praia localizadas em Porto Seguro se tornaram alvo do Ministério Público Federal...

Mais para você