InícioEditorialNotíciasIA pode criar mais empregos do que aqueles que elimina, diz FEM

IA pode criar mais empregos do que aqueles que elimina, diz FEM

Publici

Na semana passada, o Fórum Econômico Mundial divulgou um relatório sobre os efeitos da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho, revelando que cerca de 40% dos empregadores já demitiram funcionários devido à adoção dessa tecnologia.

 

No entanto, conforme aponta o site Ars Technica, a IA também pode trazer impactos positivos ao mercado. O relatório projeta que, embora a IA possa eliminar aproximadamente 92 milhões de empregos, também criará cerca de 170 milhões de novas vagas até 2030.

“Os empregadores estão planejando redirecionar suas estratégias empresariais em resposta à introdução da IA. Dois terços pretendem contratar profissionais com habilidades específicas em IA, enquanto 40% planejam reduzir a força de trabalho em áreas onde tarefas podem ser automatizadas”, destaca o relatório.

A previsão reflete tanto os desafios quanto as oportunidades que acompanham a transformação tecnológica. À medida que a IA automatiza tarefas repetitivas, cresce a demanda por profissionais capacitados em áreas como desenvolvimento, gerenciamento e manutenção de sistemas de IA.

Esses dados reforçam a necessidade de adaptação por parte de empresas e trabalhadores, além de investimentos em educação e qualificação para aproveitar as oportunidades geradas pela nova era tecnológica.

Leia Também: Entidades LGBTI+ criticam Meta: “patologização de identidades é grave”

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Antes de jogão no DF, Cruzeiro empata com São Paulo nos EUA

Antes de jogão no DF contra o Athletic, no dia 22 deste mês, na...

Mistério cerca surgimento de cabeça de mulher loira em esgoto da Caesb

Um mistério toma conta do Distrito Federal desde essa terça-feira (14/1). Nos últimos dois...

Até levedo de cerveja: veja tecnologias do GDF para combater a dengue

Para reduzir 97% dos casos de dengue no Distrito Federal, o governo do DF...

Mistral, a joia francesa da IA generativa que quer desafiar os gigantes americanos

Fundada há menos de dois anos, a start-up francesa Mistral AI, especializada em inteligência...
Publi

Mais para você