19 julho, 2025
sábado, 19 julho, 2025

MP-BA faz recomendação para criação de políticas públicas voltadas a menores infratores em Antônio Gonçalves

Compartilhe

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Campo Formoso, recomendou à prefeitura de Antônio Gonçalves uma implementação de política de proteção para adolescentes autores de atos infracionais. A publicação foi feita nesta sexta-feira (14).

De acordo com o MP, há a necessidade da elaboração de um plano municipal de atendimento socioeducativo, para mapeamento e serviços de atendimento a menores que cometeram atos infracionais. A recomendação foi feita após um relatório técnico que apontou que o município apresentava deficiências estruturais, humanas e informacionais na política de atendimento socioeducativo.

O documento também estabelece etapas detalhadas para a elaboração e implementação do Plano, incluindo o mapeamento da situação local, a criação de uma comissão intersetorial, a realização de audiências públicas e a aprovação pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Segundo o Ministério Público, a ausência ou oferta irregular de programas e ações de governo para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas constitui uma violação dos direitos das crianças e adolescentes, podendo acarretar responsabilidade pessoal dos agentes públicos. Devendo promover a integração social dos adolescentes em suas famílias e comunidades, fortalecendo vínculos e oferecendo atendimento em saúde mental na comunidade.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você