19 julho, 2025
sábado, 19 julho, 2025

Donald Trump vai na contramão de Ronald Reagan

Compartilhe

Após Trump anunciar tarifas protecionistas contra a China, o gigante asiático informou por meio do Global Times – imprensa de Pequim para passar o recado para o resto do mundo – que vai retaliar, aumentando as taxas contra os EUA. Logo em seguida, Trump disse que iria taxar os produtos chineses em 104%, como reação à medida de Pequim.

Se Trump não estiver blefando, significa que um iPhone que custava US$ 1.000 vai passar a custar aproximadamente US$ 2.000. Não só o celular, mas vários produtos que hoje os EUA importam da China – de vestuários a eletrônicos – vão subir substancialmente de preço. E o problema é que essas mercadorias são consumidas em larga escala pelos americanos. 

Por conta do elevado efeito inflacionário para o consumidor, acredito que Trump só esteja blefando, bem ao seu estilo de negociação. Entretanto, me parece que o presidente americano realmente acredita que mais protecionismo possa reindustrializar os EUA e melhorar o déficit em transações correntes. Porém, é bem questionável se medidas protecionistas vão trazer de volta empresas para os EUA e melhorar o déficit em transações correntes.

É perfeitamente possível existir um mundo livre de tarifas e, ainda sim, um país ter déficit; enquanto o outro, não. Já a migração de indústrias depende de muitas variáveis (custos de produção, logística, produtividade da mão de obra), que vão muita além de barreiras protecionistas. Por ora, Trump revoga a ordem econômica, incentivada por Ronald Reagan e Margaret Thatcher, que trouxe elevação do padrão de vida dos americanos. O presidente americano pode estar dando um tiro no pé.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você