18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

Texas busca desaparecidos após enchentes que deixaram ao menos 79 mortos

Compartilhe

Desastre natural no Texas

O Texas enfrenta uma tragédia sem precedentes, após enchentes devastadoras que resultaram na morte de pelo menos 79 pessoas. Em meio ao caos, a população se uniu às autoridades na busca incansável por desaparecidos, que inclui 10 meninas e um conselheiro de um grupo cristão que acampava às margens do rio Guadalupe.

Os resgatadores têm trabalhado arduamente nas áreas afetadas, enquanto objetos pertencentes às crianças, como cobertores e ursos de pelúcia, são encontrados cobertos de lama em meio à destruição. O acampamento Mystic, onde aproximadamente 750 adolescentes estavam alojados, foi severamente danificado. O governador do Texas, Greg Abbott, descreveu a cena como algo que ele nunca havia presenciado em um desastre natural.

“A água atingiu a parte superior das cabanas”, disse Abbott, que se comprometeu: “Não vamos parar até encontrarmos todas as meninas”. O vice-governador, Dan Patrick, alertou para o risco de novas chuvas, que podem provocar mais inundações na região. As equipes de resgate, juntamente com voluntários de todo o país, estão focadas em encontrar as vítimas e dar apoio às famílias.

Uma história de heroísmo emergiu, quando um funcionário do acampamento agiu rapidamente para ajudar um grupo de meninas a escapar da correnteza, permitindo que elas nadassem para a segurança. Contudo, a situação continua crítica, e o número de desaparecidos foi atualizado para 11. A Casa Branca acionou recursos federais em resposta à catástrofe, com o presidente prometendo visitar o estado na próxima semana.

A previsão meteorológica não é animadora. O Serviço Nacional de Meteorologia alerta sobre a possibilidade de chuvas torrenciais, com até 250 milímetros em algumas áreas já saturadas. “O solo não consegue absorver mais água”, explica um residente local, revelando a gravidade da situação. Cientistas também levantam preocupações sobre a diminuição dos investimentos em previsões meteorológicas, o que aumenta a vulnerabilidade diante de desastres climáticos intensificados pelas mudanças climáticas.

Enquanto os esforços de resgate continuam, voluntários estão se mobilizando para oferecer suporte. Adam e Amber Durda viajaram por horas para ajudar nas buscas, enfatizando a solidariedade em meio à tragédia. Equipes de resgate já encontraram alguns corpos, incluindo o de uma das meninas do acampamento que ficou presa em uma árvore. “Estamos felizes por poder encerrar a tragédia de algumas famílias”, destacou um dos membros da equipe. Essa união e empatia são um reflexo da força da comunidade diante da adversidade.

Estamos todos com o Texas neste momento difícil. Você já participou de um esforço comunitário em momentos de crise? Compartilhe sua experiência nos comentários e nos ajude a espalhar solidariedade.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você