A Microsoft liberou nesta segunda-feira, 4, a primeira versão de testes pública do Office 2016, sua suíte de aplicativos voltada para produtividade. A empresa já havia liberado edições prévias com o Windows 10 Technical Preview, mas agora qualquer um pode instalá-lo em qualquer computador com Windows.
O novo Office chega com foco grande na nuvem, o que significa que a integração com OneDrive é um dos pilares do serviço, possibilitando a edição de documentos salvos diretamente no servidor da Microsoft. Além disso, foi facilitada a anexação de arquivos no Outlook por meio do serviço em nuvem da empresa.
Outro ponto importante do Office 2016 é a colaboração em tempo real, o que significa que várias pessoas poderão editar um único documento ao mesmo tempo. Você poderá ver o que os outros editores estão fazendo e onde eles estão trabalhando em tempo real, como já é possível com o Google Docs.
A empresa também aposta em algumas pitadas de inteligência artificial para tornar o Office mais útil, capaz de aprender com o usuário para tornar seu trabalho mais produtivo. Por exemplo, uma ferramenta chamada Tell Me apresenta os comandos de que você precisa quando você digita o que você quer fazer. Outro recurso chamado Clutter ajuda a filtrar e-mails e separá-los entre as mensagens prioritárias e o lixo. Já o Insights usa o Bing para encontrar informação contextual da web dentro da experiência de leitura.
Se você tem o interesse em baixar e testar a nova versão do Office, você pode conferir neste link. O serviço está disponível em português do Brasil, mas o processo de instalação é todo feito em inglês. Para baixar, clique em um dos links destacados abaixo e guarde o código, que será solicitado durante o processo de instalação.