Com o objetivo de promover debates sobre a defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de escolher delegados para as conferências regional, territorial e estadual, o município de Itamaraju através do CMDCA, esteve realizando a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O evento foi realizado no último dia (15), no auditório da CESESB/FACISA e contou com a participação do Presidente do Conselho Tutelar Jair Souza, do Secretário de desenvolvimento Social do município Evando Rodrigues, da Delegada da Policia Civil Dilma França, do Major 43ª CIPM Ivo Leão, Presidente do CMDCA Geruza Saqueto, da Sec. Executiva do CMDCA, a advogada Mariana Pires, Presidente da APAE Jaqueline Silva, do Padre da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Edvaldo Oliveira. Além de representantes de alguns programas sociais do município ( CREAS, CRAS, PETI e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
Com o público estimado de 300 crianças e adolescentes de escolas do município, a programação do dia foi composta por apresentações culturais (Escola de dança Professor Pelé), apresentação de vídeos de ações desenvolvidas no município, poesia e palestras com a Dr. Carla Lorena (advogada e professora do Estatuto da Criança e doa Adolescente da FACISA) e Conselheiro Tutelar Aimberê Gomes.
Durante o evento ainda houve a realização de mesas redondas, debates na plateia e nos Grupos de Trabalhos com a apresentação dos eixos temáticos:
EIXO I – Promoção dos direitos de crianças e adolescentes ( com Irismar, Elza e Simone).
EIXO II – Proteção e defesa dos direitos ( com Joely, Elaine e Adiléia).
EIXO III – Protagonismo e participação de crianças e adolescentes e controle social da efetivação dos direitos (Liliane, Nilzete, Carolina).
EIXO IV – Gestão da Política Nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes ( Rísia, Arlândia e Vera).
Segundo Geruza Saqueto, Presidente do CMDCA, a conferência atingiu seu foco com a construção de propostas no que diz respeito ao fortalecimento e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.