Lula indica Jorge Messias para o STF e ele começa sua disputa no Senado

Compartilhe

Compartilhar no Email

O advogado-geral da União, Jorge Messias, dá o primeiro passo em direção ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 29, ao participar da sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Indicada pela presidente Lula (PT) há cinco meses, sua nomeação só foi oficializada no Senado no início de abril, quando a pressão política começou a aumentar.

Sabotagem ou Oportunidade?

Para seguir com a candidatura, Messias precisa conquistar a aprovação da CCJ, com um mínimo de 14 votos, antes de avançar para o plenário do Senado, onde são necessários 41 votos dos 81 senadores para sua confirmação. O voto é secreto em ambas as etapas, o que pode criar um cenário de incertezas e negociar estratégias.

Manipulações Estratégicas

Às vésperas da sabatina, o governo Lula promoveu mudanças na composição da CCJ, substituindo senadores, incluindo a troca de Sergio Moro (PL-PR) por Renan Filho (MDB-AL). Essas trocas visam amenizar a resistência ao nome de Messias e facilitar sua aprovação, com governistas esperando garantir pelo menos 15 votos favoráveis.

Essas manobras levantam questionamentos sobre a legitimidade do processo. Seria uma estratégia calculada ou uma tentativa desesperada de contornar oposições? O desfecho dessa história pode moldar o futuro do Supremo Tribunal Federal e o impacto direto nas decisões judiciais do país.

Compartilhar no X

Ao acompanhar esses desenvolvimentos, fica o convite para que você compartilhe suas opiniões: o que isso significa para a política nacional? Quais são suas expectativas para a sabatina de Jorge Messias? Sua voz é fundamental neste debate!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você