InícioItamaraju: Obra de asfaltamento começa nesta terça-feira

Itamaraju: Obra de asfaltamento começa nesta terça-feira

Os primeiros produtos e equipamentos que serão utilizados na pavimentação asfáltica de várias ruas de Itamaraju, chegaram ao município na tarde da última quinta-feira, dia 31 de maio. O material foi entregue no imóvel onde vai funcionar o quartel general do asfalto, na Avenida Fernando Martins (Perimetral), antigo depósito da empresa Franco Araújo. No local serão guardados produtos e equipamentos usados durante a obra.

Primeiro, chegaram os quatro tanques com capacidade para 15 mil litros cada, de um total de seis locados pela Prefeitura para armazenagem de Emulsão e outros produtos líquidos usados na composição do tapete negro. Em seguida, já na sexta-feira (1º de junho) foi descarregado o primeiro lote de Emulsão, adquirido junto à empresa Nacional Asfalto pelo Governo do Estado da Bahia.

Ainda na sexta-feira, chegaram 5 caminhões de solo brita, complementados com mais 5 caminhões do produto, descarregados no sábado, dia 2 de junho. A brita zero, outra matéria prima essencial na implantação da pavimentação, deve chegar hoje (dia 4 de junho), mesmo dia em que as máquinas aceleram nas ruas escolhidas, os trabalhos de terraplanagem e compactação.

A implantação do asfalto nas duas primeiras ruas, a Maranhão (trecho em frente à Escola Inácio Tosta Filho) e a Acre (trecho localizado no Bairro de Fátima), começa na prática, nesta terça-feira (05), prazo dado pela Prefeitura Municipal de Itamaraju para a chegada do maquinário (caminhões basculantes, pá-carregadeira, caminhão tanque irrigador, caminhão aspargidor, compactador vibratório portátil e rolo de pneus).

O Diretor de Projetos e Convênios da Prefeitura Municipal de Itamaraju, Wilson Júnior, fez questão de esclarecer que o asfalto está vindo por conta de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itamaraju, “o Estado está fornecendo o produto mais caro, no caso a Emulsão, está entrando também com o assessoramento técnico por intermédio da empresa OPF, agora a parte de maquinário incluindo os tanques, os demais produtos e a parte de pessoal é de responsabilidade da Prefeitura, se for colocar na ponta do lápis, o custo da obra foi dividido meio a meio praticamente”, conta o diretor, acrescentando que a pavimentação das várias ruas vai proporcionar mobilidade urbana aos moradores.

O diretor informou que serão utilizados 147 mil metros quadrados de asfalto, o que vai corresponder a, aproximadamente, 16 quilômetros de ruas pavimentadas num prazo de 120 dias. A princípio serão priorizadas as ruas de chão, “até porque a Emulsão se adapta melhor a solos sem pavimentação”, explica Júnior, “as ruas que já possuem pavimentação em paralelepípedo serão pavimentadas com outro material, o CM30”, complementa.

Num primeiro momento, serão beneficiadas vias localizadas nos bairros de Fátima, Liberdade, Cristo Redentor e Centro. O Bairro Liberdade ainda será beneficiado com pavimentação em Paralelepípedo de várias ruas com recursos federais oriundos de mais uma emenda do Deputado Federal Paulo Magalhães, no valor de R$ 1 milhão. Essa mesma rubrica irá beneficiar ainda parte do bairro Canaã e parte do Conjunto Habitacional Vila dos Seringais (URBIS-III).

A partir desta segunda-feira, as famílias residentes nas ruas Maranhão e Acre já perceberão um movimento maior de máquinas e operários nesses locais, eles estarão preparando o solo, compactando, colocando meio fio, solo brita e brita zero, para depois implantar o asfalto. Três engenheiros estarão diretamente envolvidos nos trabalhos de pavimentação, Dr. Luis Reis, ex-diretor do DERBA, Dr. Paulo, encarregado da obra, e Dr. Simon Rogério, engenheiro da Prefeitura responsável pelo projeto.

Durante a semana que passou houve muitos boatos sobre a origem dos recursos, inclusive, alguns políticos que fazem oposição ao atual gestor, já começaram a espalhar que eles são os responsáveis pela obra. O Diretor de Projetos e Convênios da PMI esclarece que a obra está acontecendo porque houve uma interferência política direta do Deputado Federal Paulo Magalhães e do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, junto ao secretário estadual da Infraestrutura, o vice-governador Dr. Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, mesmo partido do prefeito e do deputado.

O prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, que já deixou claro para todos que não gosta de gerar expectativas, está mantendo em sigilo absoluto a relação de ruas que serão beneficiadas com o asfalto, entretanto, o Diretor de Convênios acabou deixando escapar que uma das ruas do centro que será asfaltada será a Rua Dom Pedro I, “de antemão queremos pedir a colaboração da população, porque as ruas que serão asfaltadas terão que ser fechadas ao tráfego de veículos, vai ser o caso da Dom Pedro I, então quero pedir um pouco de paciência por conta do transtorno, mas no final a rua vai ficar mais bonita”, conclui.

POR NILSON CHAVES

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

VÍDEO – Explosão seguida de incêndio atinge trem da linha 9-Esmeralda em São Paulo

Uma explosão seguida de incêndio atingiu um trem da linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade,...

Mutirão de Regulação acelera transferência de pacientes

Um esforço conjunto dos profissionais da Central Estadual de Regulação (CER) e de diretores...

Navio Chinês é acusado de sabotagem de cabos no Mar Báltico

Um navio de carga da China, identificado como Yi Peng 3, está no foco...

Acidente com ônibus deixa 10 passageiros feridos em trecho da BR-324 de Candeias

Pelo menos dez pessoas ficaram feridas em um acidente na madrugada desta segunda-feira (25)...

Mais para você