InícioEstudante da zona rural é eleito para o Parlamento Juvenil do...

Estudante da zona rural é eleito para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Um projeto sobre gestão escolar vai fazer o estudante Ad­milson dos Santos Bo­a­ven­tura, morador do povoado Sítio da Conceição, na zona rural de Adustina (383 km de Sal­vador), voar alto pelo Brasil e o Exterior. O estudante, que faz o 1º ano do Ensino Médio o Co­légio Es­ta­dual Castro Alves, foi eleito o representante da Bahia para o pro­jeto Par­la­mento Ju­venil do Mer­cosul (PJM). Ele será um dos 27 brasileiros, um de cada Estado, a exercer um man­dato de dois anos (2016 a 2018) no PJM. Admilson embarca para Brasília, no dia 12 de dezembro, para um curso de for­mação sobre o papel do par­la­mentar ju­venil. Ele também par­ti­cipará de encon­tros na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais para a tro­ca de ex­pe­ri­ên­cias com estudantes dos de­mais países par­ti­ci­pantes.

30978737491_3fc9225797_b

Admilson foi eleito por votação na Internet, totalizando 1.127 votos. O estudante apresentou um projeto intitulado “Pro­gresso Con­junto – Sua opi­nião faz a mu­dança”, que propõe um mo­delo edu­ca­ci­onal no qual o es­tu­dante opine e par­ti­cipe das to­madas de de­ci­sões, jun­ta­mente com a gestão es­colar. Filho de lavradora, com cinco irmãos, nunca saiu da região Nordeste, pois só conhece a Bahia e o Estado de Sergipe, por morar na divisa entre os dois Estados.

O estudante comemorou muito o resultado e acredita que a participação no Parlamento Juvenil do Mercosul irá abrir novas perspectivas para a vida dele. “Foi uma grande luta para chegar até aqui porque sou muito esforçado e nunca desisto de meus objetivos. Estou muito feliz porque vou viajar de avião pela primeira vez e poder conhecer outros Estados brasileiros e países. Quero dar o melhor de mim e orgulhar minha mãe que me criou sozinha e, apesar das dificuldades, nunca deixou de me apoiar. Esta é uma oportunidade incrível e que vai ser muito importante para a minha carreira”, revela emocionado.

Du­rante os dois anos de mandato, Admilson e demais membros eleitos par­ti­ci­parão de dis­cus­sões e con­tri­buirão na ela­bo­ração da De­cla­ração do Par­la­mento Ju­venil, do­cu­mento pro­du­zido pelo co­le­tivo do PJM, for­mado pelos par­la­men­tares ju­venis de todos os países-mem­bros e as­so­ci­ados. Cada es­tu­dante ela­borou um pro­jeto dentro do tema “O En­sino Médio que que­remos” e que aborda temas como: in­clusão edu­ca­tiva, par­ti­ci­pação ci­dadã, di­reitos hu­manos, di­ver­si­dade de raça, etnia e gê­nero, in­te­gração re­gi­onal e tra­balho. São pro­postas de in­ter­ven­ções na so­ci­e­dade que retratam as ne­ces­si­dades e ob­je­tivos da ju­ven­tude dos países que fazem parte do Mer­cosul.

Mais dois es­tu­dantes da rede es­ta­dual de en­sino con­cor­rem à eleição do PJM.
O es­tu­dante in­dí­gena da etnia Pa­taxó, Emerson Torres Fer­reira, 17 anos, do Co­légio Es­ta­dual In­dí­gena Coroa Ver­melha, em Santa Cruz Ca­brália (708 km de Sal­vador), apresentou o projeto “Ve­lhos Jo­vens” sobre a va­lo­ri­zação e o re­co­nhe­ci­mento das lutas pelos di­reitos hu­manos dos povos in­dí­genas. O estudante Bruno Wil­liam da Con­ceição Jorge, 15 anos, do Co­légio Es­ta­dual Maria Isabel de Melo Goes, lo­ca­li­zado no mu­ni­cípio de Catu (93,3 km da ca­pital), concorreu com o pro­jeto “Jovem tra­ba­lhador: pos­si­bi­li­dades e pers­pec­tivas de in­serção no mer­cado de tra­balho, a partir do con­texto es­colar”.

Por | Ascom

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

O que não te contam sobre o casamento da neta do pastor Silas Malafaia

O último sábado (23) foi marcado por um momento especial para a família do...

Hulk aponta para Botafogo como favorito ao título da Libertadores

Protagonista e ídolo do Atlético-MG, Hulk jogou todo o favoritismo da decisão da Libertadores...

Presidentes russo e turco discutem cooperação e questões internacionais

De acordo com o comunicado, os dois líderes discutiram temas da agenda bilateral atual,...

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

Consumir açúcar em excesso, mesmo que involuntariamente ao ingerir alimentos com açúcares escondidos em...

Mais para você