[dropcap]A[/dropcap]s escolas rurais localizadas no interior do município de Itamaraju estão recebendo conexão de internet, computador e modens wifi.
O projeto “Escolas Rurais Conectadas” é fruto de uma parceria entre o Governo Federal/Anatel, a Operadora Claro e as empresas Juniex Produções e C-Cult Consultoria Cultural. A primeira escola conectada fica numa localidade conhecida como “Tururim”, situada a 25 quilômetros da sede do município.
“A localidade tem 35 famílias, porém a estrutura da Escola municipal Dorothy Stang é bem precária, possui apenas uma sala que mede aproximadamente 15 metros quadrados, telhado baixo de telhas de amianto e não possui banheiro para atender os alunos, além de ter várias infiltrações e vazamentos no telhado.”, relata Juniex Santos, coordenador do projeto na cidade que ainda disse ter tido dificuldade em encontrar um local na sala onde não molhasse e pudessem ser instalados os equipamentos.
Juniex ainda afirma que com a chegada da internet os moradores passam a ter novas perspectivas no campo educacional, pessoal e profissional, onde, a partir de agora, podem se conectar com familiares distantes, fazer pesquisas escolares, divulgar seus produtos, ver previsão do tempo, além de poderem realizar cotação de preços no mercado agrícola mundial.
O coordenador do projeto ainda esclarece que cabe à Operadora Claro apenas a instalação de antena e sinal de internet, os demais equipamentos, como computadores e periféricos, estão sendo doados por empresas e parceiros locais, e ainda solicita que aqueles que tiverem interesse em ajudar o projeto que entrem em contato atraves do telefone 73 98804-4444 ou o email [email protected] e agendar a doação, que inclusive pode ser computadores usados e em funcionamento que serão recuperados pela equipe do projeto e posteriormente colocados em operação.
Por | Coordenação do Projeto