A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos agentes comunitários de saúde promoveu na manhã desta terça-feira (1ª de Agosto), uma palestra sobre “Esgotamento Sanitário”, em Itamaraju.
O evento foi realizado no Centro de Convivência dos Idosos, com o objetivo de informar aos agentes comunitários de saúde como é realizada a coleta, transporte e tratamento devido do esgoto sanitário do município, onde em muitos casos vem impactando a saúde, referente a doenças.
Esteve participando do evento o gerente de operação de esgoto da Embasa, Robson Silva, que proferiu uma palestra com o tema focado no uso adequado do esgoto.
O gerente da Unidade da Embasa de Itamaraju Demiraldo Silveira e a assistente social da Embasa, Claudice Pires também conversaram com os agentes e ainda apresentaram o Projeto Mais + Água, que visa o monitoramento sistemático do nível de perda de água do sistema de abastecimento, redução do nível de perda de água. Trabalhando a questão das ligações clandestinas de águas, de vazamentos, quebramento de redes nos bairros.
“Pensando que o agente comunitário de saúde é a porta de entrada a comunidade, a EMBASA fez essa parceria para que os agentes possam ser multiplicadores das informações sobre o uso adequado da rede de esgoto. Buscando que a população faça o uso consciente do esgoto “que nada mais é, a água que utilizamos no dia a dia e não deposito de lixo, como tem sido utilizada por alguns moradores”, Finalizou Claudice Pires.
De acordo com os organizadores, as palestras e discussões com os agentes fazem parte da primeira etapa do projeto que ainda visa levar a categoria para fazer uma visita a estação de tratamento de esgoto do município.
Após o evento foi oferecido um coffee break aos agentes comunitários de saúde.