Aconteceu no município de Itamaraju durante o dia 31 de julho, primeira edição da mostra de educação inclusiva. O evento aberto ao público aconteceu no auditório da Escola Municipal Presidente Médici, através da coordenação de Atendimento Educacional Especializado [AEE].
A abertura do evento foi realizada pela Secretária Municipal de Educação Juciara Pereira, que destacou a importância de apoiar os projetos no município através de gestão e parcerias, estruturando as bases educacionais. “A mostra de educação inclusiva reflete um novo modelo de gestão vivenciado no município e marca os pilares da educação, atendendo as escolas da sede e campo”, enfatizou.
O Atendimento Educacional Especializado e coordenado pelo professor Psicólogo Eurípedes Castelan, o programa desenvolvido no município surgiu após a constatação que alguns alunos apresentavam dificuldades em assimilar abstratos, sendo necessário o uso de materiais pedagógicos específicos, e estratégias metodológicas praticas para que os alunos possam desenvolver suas habilidades.
Com a implantação do programa, diversas ferramentas de trabalhos foram adquiridas, proporcionando o desenvolvimento das atividades especializadas, durante a mostra diversas atividades foram apresentadas ao publico, um dos grandes destaques foi a Aluna Ana Luiza 12 anos representante da Escola Municipal Liberdade, a aluna apresenta dificuldades na coordenação motora de vários membros, e desenvolve habilidades de pintura com os pés demonstrando superação e muita técnica.
O coordenador Eurípedes Castelan, falou sobre os desafios e destacou a importância do material adquirido, dando subsídios teóricos e práticos a todos que trabalham com crianças com necessidades educacionais especiais “seja em sala de recursos ou classes regulares nosso objetivo é contribuir para aprendizagem e o desenvolvimento, e conseqüentemente para a inclusão social de cada criança” a educação se forma com ação, um futuro promissor é o desafio de cada professor – Encerrou.
Por | Henrique Peixoto