InícioAgropecuária cresce 33% e garante PIB positivo na Bahia

Agropecuária cresce 33% e garante PIB positivo na Bahia

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) recebe com muito entusiasmo os dados divulgados hoje pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Assim como aconteceu no primeiro trimestre deste ano, a agropecuária foi o setor que mais cresceu no segundo trimestre de 2017 e garantiu que o Estado mantivesse o crescimento no ano. “O Sistema FAEB vem acompanhando atentamente o setor agro, além de atuar intensamente ao lado dos produtores rurais, seja na defesa de seus direitos e interesses, ou na capacitação de mão de obra e levando assistência técnica gratuitamente para milhares de produtores rurais da Bahia. O resultado disso é um setor que continua produzindo, gerando emprego e ajudando a alavancar a economia baiana”, ressaltou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB, João Martins.

Os dados do setor agro são animadores. O crescimento foi de 33%. Com esse número, a Bahia cresceu 1,9%, na comparação com o primeiro trimestre de 2017. Segundo a SEI, “essa expansão (do agro) é resultado do bom desempenho em culturas tradicionais e que tem grande peso na atividade econômica baiana no período, a exemplo do café, com expansão de 50% na produção, assim como a soja (60%), feijão (66%) e algodão (2%)”.

“Há alguns anos o setor agropecuário vem se destacando na Bahia e no Brasil com mais competitividade e rentabilidade, usando tecnologia de ponta, mão de obra qualificada, e, claro, atenta aos assuntos ligados à sustentabilidade e temos potencial para crescer muito mais”, declarou Martins.

Segundo estudo da SEI, a indústria apresentou nova queda, com retração de – 6,7%. Já o setor de serviços registrou expansão de 0,5% no segundo trimestre. Comércio (1,2%), atividades imobiliárias (1,3%) e transportes (1,0%) foram os segmentos que mais impulsionaram positivamente o setor. Já a administração pública (-0,2%) contribuiu de forma negativa para o valor adicionado do setor.
Estudo Anterior – No primeiro trimestre de 2017, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, a agropecuária cresceu 30% e a Bahia 0,3%.

Por | Ascom Sistema FAEB

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula diz ter acionado STF para negociar desoneração com empresários

Presidente afirmou que a medida, como estava, serve apenas para “aumentar o lucro” de...

Um ano após tratamento CAR-T, paciente segue em remissão do câncer

O paciente Paulo Peregrino, de 62 anos, que alcançou a remissão de seu câncer...

Haddad defende linha de crédito para reconstruir casas no Rio Grande do Sul

Diante dos severos danos causados por catástrofes naturais no Rio Grande do Sul, o...

Mais para você