O cientista político Steven Levitsky lança novo livro no Brasil 05 de novembro de 2023 | 09:00
O cientista político Steven Levitsky, em parceria com Daniel Ziblatt, ambos professores da Universidade de Harvard, ganhou reconhecimento internacional ao publicar “Como as democracias morrem” durante a crise política desencadeada por Donald Trump. Agora, cinco anos após o lançamento desse livro e com a saída do republicano da presidência, eles colaboram novamente em “Como salvar a democracia”, que em breve será lançado no Brasil pela editora Zahar. Em uma entrevista ao jornal “O Globo”, Levitsky comenta que as instituições brasileiras responderam de maneira eficaz à crise democrática liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inclusive ao evento de 8 de janeiro.
“Os brasileiros responderam à sua crise democrática melhor que os americanos. Particularmente a direita brasileira teve uma resposta mais saudável à crise democrática do (ex-presidentre) Jair Bolsonaro do que a direita americana”, disse.
“Todas as principais figuras da direita brasileira aceitaram o resultado na noite da eleição e foram muito rápidas e duras ao denunciar a violência cometida no 8 de Janeiro, muitos inclusive apoiaram a investigação parlamentar sobre o que ocorreu — que é muito diferente do que os republicanos fizeram nos EUA. E, claro, a decisão judicial de impedir que Bolsonaro dispute a próxima eleição é controversa, mas a maioria dos políticos de direita aceitou e a considerou legítima”, acrescentou.
Comentários