InícioNotíciasPolíticaAlckmin diz que vai conversar com Lira para acelerar novo ensino médio

Alckmin diz que vai conversar com Lira para acelerar novo ensino médio

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse, nesta quinta-feira (28/12), que vai conversar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para acelerar a aprovação do projeto que atualiza as normas do ensino médio. A declaração foi dada a jornalistas após reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), na sede do ministério.

“A proposta do Camilo Santana é corretíssima. (…) Esperamos que no começo do ano… Vou conversar com o presidente Arthur Lira. Acho que é uma boa proposta. Vou conversar com o relator, Mendonça Filho [União Brasil-PE] para a gente poder avançar nesta lei”, disse.

As discussões sobre o projeto se arrastam diante de um impasse entre o relator e o governo. Enquanto Mendonça Filho propõe, por exemplo, a ampliação de 1,8 mil para 2,1 mil a quantidade de horas destinadas a disciplinas obrigatórias no Novo Ensino Médio, o projeto do Ministério da Educação (MEC) propõe 2,4 mil horas.

O texto do governo foi enviado ao Congresso em outubro, com aumento das horas de disciplinas obrigatórias e redução da carga horária para disciplinas optativas de 1,2 mil para 600 horas. O texto do relator prevê 900 horas de disciplinas optativas.

Havia expectativa de que o projeto fosse votado neste ano, mas após entrega do último relatório do deputado, na primeira quinzena de dezembro, não houve tempo hábil para discussões e votação e Mendonça disse que o debate ficaria para 2024.

O relator foi ministro da Educação de maio de 2016 a abril de 2018. A lei que estabelece diretrizes e bases da educação nacional, com a carga horária mínima do ensino médio, é de fevereiro de 2017, período em que Mendonça chefiava a pasta.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você