Uma ressaca de maré assustou os moradores da cidade de Alcobaça, no extremo sul da Bahia, na madrugada desta terça-feira (29). O fenômeno deve continuar até o final de semana.
A Praia do centro da cidade foi a mais afetada, muitas pedras e sujeiras espalhadas causando vários transtornos a população.
De acordo com especialistas, um dos motivos dessa ressaca no oceano é o vento forte, que pode provocar ondas de até três metros de altura.
Ainda segundo informações, há locais na beira do mar que já foram destruídos pela maré. Algumas barracas na beira da praia, estão ameaçadas de desabamento e assusta moradores de Alcobaça, como o servente de pedreiro, Deoclécio Luís de Lima. “Todo mundo tem medo, né? Vê uma cheia dessa, uma água dessa derrubando coqueiros e destruído a orla, faz medo”, expõe.
Se em terra firme está perigoso, em alto mar então, ninguém deve se arriscar nas ondas que podem passar dos três metros. Por isso, os barcos de pesca da região estão fora d’água, para não serem arrebentados pela força da maré.
O alerta é para que banhistas e navegantes evitem o mar até o mal tempo passar. A ressaca do mar atinge o litoral nordestino da Bahia até o Rio Grande do Norte.
Por | Prado Notícia