InícioEditorialAlunos da PUC são denunciados por racismo contra estudantes negros da USP

Alunos da PUC são denunciados por racismo contra estudantes negros da USP

Um episódio de racismo ocorrido durante jogos universitários de direito na cidade de Americana, interior de São Paulo, tem gerado grande repercussão e levantado importantes discussões sobre discriminação racial no ambiente acadêmico. O incidente, que envolveu estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC), aconteceu em uma partida de handebol no último sábado (16). Durante a competição entre as faculdades das duas instituições, alunos da PUC foram flagrados em vídeos proferindo insultos racistas e elitistas, além de gestos pejorativos em direção aos estudantes cotistas da USP. As imagens rapidamente se espalharam pelas redes sociais, gerando indignação e levando o caso a ser discutido por deputados e pelas reitorias das universidades envolvidas.

Em resposta ao ocorrido, as faculdades de direito da USP e da PUC, juntamente com seus centros acadêmicos, emitiram uma nota conjunta repudiando os atos de racismo. O comunicado destacou que as manifestações preconceituosas são inaceitáveis e que o ambiente universitário deve ser um espaço de inclusão e a diversidade. A nota também reconheceu a segregação social como um desafio no Brasil.

“As Diretorias das Faculdades de Direito da USP e da PUC-SP e os Centros Acadêmicos XI de Agosto e 22 de Agosto das duas instituições vêm a público manifestar repúdio aos lamentáveis episódios ocorridos nos Jogos Jurídicos de 2024. Durante o evento, um grupo de alunos da Faculdade de Direito da PUC-SP proferiu manifestações preconceituosas contra estudantes da Faculdade de Direito da USP, utilizando o termo ‘cotistas’ de forma pejorativa”, afirmou a nota em conjunto das instituições de ensino.

Além da nota em conjunto, a PUC São Paulo divulgou uma declaração separada, na qual a reitoria determinou uma investigação rigorosa dos fatos, conforme as normas universitárias e legais, para responsabilizar e conscientizar os envolvidos. No texto, a PUC São Paulo expressou veementemente seu repúdio a qualquer forma de violência, racismo e aporofobia, lamentando profundamente o incidente.

Veja as notas de repúdio

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Atlética Direito PUC/SP (@anjinhopuc22)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Atlética XI de Agosto (@aaa_xideagosto)

*Com informações de Beatriz Manfredini

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Ministério da Fazenda aumenta projeção do PIB em 2024 para 3,3%

O Ministério da Fazenda revisou suas previsões para o crescimento do PIB em 2024,...

Judicialização de benefícios previdenciários cresce no Brasil e atinge marca de 5,2 milhões de processos em setembro

O número de processos relativos a benefícios previdenciários em tramitação tem crescido a cada...

Esquadrão antibombas faz operação em shopping no DF após suspeita de atentado

O esquadrão antibombas da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) deflagrou a Operação Petardo,...

Renovação de matrícula para estudantes da rede pública baiana é iniciada nesta segunda-feira

Os estudantes da rede estadual de ensino da Bahia já podem garantir sua vaga...

Mais para você