InícioEditorialAntes de morrer por asfixia, Genivaldo foi agredido por 30 minutos

Antes de morrer por asfixia, Genivaldo foi agredido por 30 minutos

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morto durante abordagem violenta de agentes da Polícia Rodoviária Federal nessa quarta-feira (25/5), em Umbaúba (SE), foi agredido por cerca de 30 minutos, segundo relatos de testemunhas à Folha de São Paulo.

A vítima foi colocada dentro de uma espécie de “câmara de gás” improvisada no porta-malas de uma viatura. A ação foi registrada em vídeo e acompanhada por pessoas presentes no local.


0

  • Agentes da PRF colocam Genivaldo em viatura na cidade Umbaúba, Sergipe. Ele morreu sufocado por um gás no camburão do carro policial - Metrópoles
    Brasil
    Para especialistas, violência envolvendo a PRF expõe pressão política
  • Brasil
    Vídeo: policial da PRF ensina alunos de cursinho a usar gás em viatura
  • Policiais asfixiam homem dentro de viatura
    Brasil
    Sobrinho de morto em ação da PRF: “Ele perguntava o que tinha feito”
  • Segundo a polícia, a abordagem de quatro policiais rodoviários federais a Genivaldo foi motivada pela falta de capacete. O homem conduzia uma moto quando os integrantes da força de segurança deram ordem para ele parar.

    Policiais alegaram “desobediência” e resistência à prisão. Genivaldo foi jogado na parte de trás da viatura; atiraram bomba de spray de pimenta nele e o deixaram trancado se debatendo e tentando respirar. Um dia após a morte do homem, a PRF determinou o afastamento dos agentes envolvidos.

    Ameaça de policiais

    De acordo com testemunhas entrevistadas pela Folha, houve uma tentativa frustrada por parte da população de tentar evitar as agressões. E todos foram ameaçados pelos policiais.

    “Quem estava vendo aquelas cenas, e tentou impedir as agressões, foi ameaçado. Os policiais filmaram as pessoas que estavam filmando a ação, em tom de ameaça. Por isso, estamos todos com medo aqui”, relatou uma testemunha

    Para Maria Fabiana dos Santos, viúva da vítima, policiais agiram “com crueldade” ao lidar com o marido dela. “Eu não chamo nem de fatalidade. Isso aí foi um crime mesmo, eles agiram com crueldade pra matar mesmo”, disse em entrevista à TV Sergipe.

    Segundo a viúva, o homem tinha esquizofrenia e, por isso, tomava remédios controlados há 20 anos. Segundo ela, Genivaldo nunca demonstrou comportamento agressivo.

    De acordo com laudo do Instituto Médico-Legal (IML), Genivaldo morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.

    O post Antes de morrer por asfixia, Genivaldo foi agredido por 30 minutos apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Em 5 anos, atendimentos psicológicos aumentam mais de 200% no DF

    Em cinco anos, o número de atendimentos psicológicos realizados na rede pública de saúde...

    Novos apagões atingem comércios do centro de São Paulo

    Lojistas da rua 25 de Março, no Centro de São Paulo, enfrentaram, novamente, problemas...

    Lula critica Boeing por “roubar” engenheiros brasileiros

    Em evento da Embraer, o presidente diz que não é “honesto” empresas estrangeiras levarem...

    Eduardo Bolsonaro repete narrativa de censura judicial em evento conservador na Hungria

    Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) 26 de abril...

    Mais para você