InícioEditorialApagão no Brasil poderia ter sido evitado com subsistemas, avalia especialista em...

Apagão no Brasil poderia ter sido evitado com subsistemas, avalia especialista em energia

O apagão que durou cerca de 6 horas em todo o Brasil poderia ser evitado, segundo a avaliação de João Guilherme Mattos, Diretor-presidente da Oncorp, holding brasileira que atua no setor de produção e serviços de geração de energia termoelétrica independente. Para o especialista, a falta de subsistemas nos principais centros de carga poderiam ter sustentado a energia durante a queda temporária. “O evento de hoje poderia ser evitado se tivéssemos subsistemas, nos principais centros de carga do país, com autonomia de geração, média pronta resposta, fazendo com que a falha em algum ponto de geração ou transmissão no sistema interligado pudesse afetar todo o sistema. Isso poderia, auxiliar inclusive na intermitência das renováveis no nordeste, trazendo mais confiabilidade e redundância ao sistema”, observou.

Informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), revelaram que às 8h31 houve uma “separação elétrica” no sistema interligado. Com isso, o apagão durou cerca de 6 horas em todo o Brasil. O Distrito Federal e todos os Estados do país, exceto Roraima, foram afetados. O ministro Alexandre Silveira e o presidente Lula retornaram de viagem ao Paraguai, onde estavam para posse do novo presidente do país, Santiago Peña.O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta terça-feira, 15, que técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME) atuam para solucionar um problema na linha de transmissão em Imperatriz, no Maranhão, que pode ter causado a queda de energia elétrica que afetou Estados de todas as regiões do país.

 

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas...

Dólar volta a superar R$ 5,80 com conflito entre Rússia e Ucrânia

O dólar apresentou alta firme na sessão desta quinta-feira (21) e voltou a fechar...

STF mantém benefícios de delação premiada de Mauro Cid após esclarecimentos a Moraes

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que a delação premiada do ex-ajudante de ordens...

Alberto Fernández, ex-presidente da Argentina, é intimado a depor em investigação sobre violência doméstica

A Justiça da Argentina agendou para o dia 11 de dezembro o depoimento do...

Mais para você