InícioNotíciasPolíticaAplicação de vacina bivalente começa esta 2ª no DF. Veja locais

Aplicação de vacina bivalente começa esta 2ª no DF. Veja locais

A partir desta segunda-feira (27/2), o Distrito Federal inicia a aplicação da versão bivalente da vacina da Pfizer contra a Covid-19. O imunizante estará disponível em 84 Unidades Básicas de Saúde, com funcionamento das 8h às 17h, e em um drive-thru. Neste primeiro momento, apenas pessoas com 70 anos ou mais e outros grupos específicos poderão receber a vacina.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), esta primeira fase da vacinação será exclusiva para quem tem mais de 70 anos, pessoas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os trabalhadores dessas instituições, além de imunocomprometidos, moradores de comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

No DF, aproximadamente 190 mil pessoas se enquadram nesses grupos. Confira os endereços dos locais de aplicação da vacina bivalente.

Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina com registro das doses já recebidas. As pessoas imunocomprometidas também precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório de sua situação.

A Pfizer bivalente será aplicada a partir de quatro meses da segunda dose ou da última dose de reforço. Quem não tiver recebido a primeira ou a segunda dose terá que iniciar o esquema vacinal com a monovalente, também disponível em unidades da Secretaria de Saúde (SES). A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a Ômicron.

FasesA segunda etapa da vacinação com a bivalente terá como prioridade pessoas de 60 a 69 anos de idade. A terceira incluirá gestantes e puérperas. Já a quarta fase abrangerá trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, população prisional, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional e socioeducativo.

A vacinação irá avançar à medida que o DF receber novas doses do Ministério da Saúde. As novas datas da campanha ainda serão divulgadas.

Classificação de imunossuprimidosDe acordo com o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 do Ministério da Saúde, entende-se por imunocomprometidos os cidadãos que se enquadram em alguma dessas condições:

Pessoas com imunodeficiência primária grave (erros inatos da imunidade);Pacientes em quimioterapia para câncer;Pacientes transplantados de órgãos sólidos ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;Pessoas vivendo com HIV/Aids;Pacientes em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente a ≥14 dias;Pacientes em uso de drogas modificadoras da resposta imune;Pacientes com doenças autoinflamatórias ou doenças intestinais inflamatórias;Pacientes em hemodiálise; ePacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lula faz balanço com ministros sobre RS e brinda 2 anos de casamento

Presidente se reuniu com ministros no Alvorada para balanço das ações federais no Estado...

Vereadores derrubam veto do Executivo sobre pagamentos de profissionais da saúde

  Os vereadores derrubaram na Sessão Ordinária da última terça-feira (14) de maio o veto...

OAB sugere para Paulo Pimenta o uso do Fundo de Defesa de Direitos Difusos para a reconstrução do RS

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil enviou, nesta sexta-feira (17), um...

“Livrai-nos de todo o mal”, diz Michelle sobre decisão de Moraes

O ministro do STF suspendeu na 6ª feira (17.mai) uma resolução do que proibia...

Mais para você