InícioEditorialApós marcar 41 gols contra, time sul-africano é banido do futebol

Após marcar 41 gols contra, time sul-africano é banido do futebol

Quatro times da quarta divisão do futebol sul-africano foram banidas permanentemente após participarem de um esquema de manipulação de resultados no campeonato. Entre eles está o Nsami Mighty Bird, que em uma única partida marcou 41 gols contra, na derrota por 59 x 1 contra o Matiyasi FC. O Nsami ainda teve quatro jogadores expulsos e dois gols anulados na partida.

O Matiyasi FC, que também foi expulso da competição, brigava pelo título da quarta divisão. E, coincidentemente ou não, o adversário na disputa pela taça também se envolveu no escândalo de manipulação de placar. O Shivulani Dangerous Tigers aplicou 33 x 1 sobre o Kotoko Happy Boys, o que acarretou também na expulsão das duas equipes.

O que chamou a atenção dos organizadores da liga foi o fato das duas equipes terem marcado 94 gols em apenas dois jogos do campeonato. O título poderia ser decidido na quantidade de gols marcados. Segundo informações publicadas no site esportivo português Record, também foram descobertas alterações nas súmulas das partidas e árbitros também foram punidos.

Vincent Ramphago, presidente da Federação de Futebol de Mopani, deu uma entrevista à BBC África e afirmou que os clubes Matiyasi e Nsami não queriam que o Shivulani Dangerous Tigers fosse o campeão, e por isso combinaram de manipular o placar. O que eles não esperavam era que o adversário também havia fraudado sua partida.

“Quando estavámos investigando nós descobrimos que alguns dos gols do Matiyasi nem estavam registados corretamente, porque o árbitro simplesmente não sabia como preencher a súmula. Em alguns casos apenas escrevia que ‘o jogador 2 marcou 10 golos, o jogador 5 marcou 20’… “, completou Ramphago.

Dirigentes dos três clubes foram suspensos entre cinco e oito anos de suas atividades no futebol. Os árbitros envolvidos podem ficar fora ainda mais tempo, a depender da punição estabelecida pela federação.

Com os resultados, o Gawula Classic, que não estava envolvido nos escândalos, herdou a vaga de promoção para a terceira divisão na África do Sul.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Justiça baiana solta blogueiro Nanam Premiações

O blogueiro José Roberto Nascimento dos Santos, conhecido como Nanam Premiações, foi solto nesta...

Na Antena 1, Marcelle Moraes diz que MP rejeitou projeto de castração em animais de rua

Marcelle Moraes (União), vereadora defensora da causa animal, revelou que chegou a discutir um projeto...

AL-BA: Jerônimo pede retirada de pauta em projeto que prevê mudanças na incidência do ICMS

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou um ofício à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)...

Às vésperas do Dia de Finados, coveiro vira alvo de investigação

Às vésperas do Dia de Finados, celebrado no sábado (2/11), um coveiro que trabalhava...

Mais para você