InícioNotíciasPolíticaApós pressão, MJSP libera processo para regulamentar Polícia Penal

Após pressão, MJSP libera processo para regulamentar Polícia Penal

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) liberou o processo que dá sequência à regulamentação da carreira da Polícia Penal do Distrito Federal, nesta quarta-feira (29/11).

A categoria chegou a convocar uma assembleia para pressionar a pasta. No entanto, a senadora Leila Barros (PDT-DF) conversou com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, sobre a questão, e a medida será anunciada pelo ministério.

“O projeto é um ato de reconhecimento aos policiais penais do Distrito Federal. A regulamentação dessa carreira trará diversos benefícios para a segurança pública”, comentou Leila Barros.

Atualmente o DF conta com cerca de 1,7 mil policiais penais, que acompanham uma população carcerária de aproximadamente 18 mil pessoas.

“Esses profissionais são responsáveis por manter uma política penitenciária com eficiência e paz nos presídios da capital [federal], com repressão e prevenção à atuação de facções e boas práticas junto aos reeducandos”, acrescentou a senadora.

Etapas Depois do aval do MJSP, o processo seguirá para análise do Ministério da Gestão e da Inovação. Na sequência, tramitará pelas pastas de Planejamento e Casa Civil, até chegar à Presidência da República. Depois o Executivo enviará um projeto de lei sobre o tema para o Congresso Nacional.

A regulamentação da carreira de policial penal do DF atende os critérios da Emenda Constitucional 104, norma que transformou os cargos de agentes penitenciários no de policiais penais.

Na capital federal, a carreira fica sob comando do Palácio do Buriti. No entanto, a categoria é custeada com recursos do Fundo Constitucional (FCDF) — o que, por envolver de verbas da União, depende de regulamentação por meio de lei federal.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Lamborghini bate em moto depois de assalto na Faria Lima, em SP

Motorista atingiu assaltante, mas também bateu contra um poste; o suspeito fugiu a pé...

Em sessão no sábado, Câmara de Guarulhos libera privatização da Sabesp

São Paulo – Em uma atípica votação em pleno sábado (18/5), os vereadores de...

Papa Francisco encontra líder do MST e abençoa bandeira do movimento

Vatican News/Reprodução 1 de 1 imagem colorida mostra papa abençoa bandeira MST - Metrópoles...

Enchentes atingem Santa Catarina e mais de 800 pessoas precisam sair de casa

Depois do Rio Grande do Sul, as chuvas atingem o Estado de Santa Catarina....

Mais para você