InícioApós turbulências, Bahia comemora 83 anos com esperança renovada

Após turbulências, Bahia comemora 83 anos com esperança renovada

Primeiro dia do ano, momento oportuno para fazer pedidos, promessas e renovar as esperanças por um futuro melhor. Para a torcida do Bahia, esta data guarda ainda um significado especial. É no primeiro dia do ano que o Tricolor comemora mais um aniversário. Fundado em 1º de janeiro de 1931, são 83 anos de muitas glórias, títulos e uma relação de amor incontestável entre torcida e clube. Relação que começou conturbada em 2013, com eliminações precoces, goleadas vexatórias para o maior rival e arquibancadas vazias, mas que terminou com as portas abertas para a democracia e a esperança de um futuro promissor.

bahiaa

O primeiro semestre do ano passado não traz boas recordações ao torcedor tricolor. Após ser eliminado de maneira precoce ainda na primeira fase da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, o Bahia perdeu o título baiano para o Vitória. E da maneira mais humilhante possível. Em quatro jogos contra o rival, foram três derrotas e um empate; duas goleadas de deixar qualquer um de cabelo em pé – 5 a 1 na inauguração da Arena Fonte Nova e 7 a 3 na primeira partida da final do Baianão.

Cansada de ver o time do coração apanhar dentro de campo e sem voz ativa dentro do clube, a torcida do Bahia começou uma mobilização pela democratização e consequente saída do então presidente Marcelo Guimarães Filho. O anseio foi atendido no dia nove de julho, quando a Justiça julgou improcedente um recurso do Bahia e derrubou a liminar que mantinha MGF no cargo desde março passado. Após dois meses em intervenção sob o comando do advogado Carlos Rátis, o torcedor tricolor pôde, enfim, eleger o presidente do clube.

A fundação do Bahia começou a ser planejada no final do ano 1930. Integrantes da Associação Atlética da Bahia e do Clube Bahiano de Tênis, insatisfeitos em suas respectivas equipes, decidiram fundar a nova agremiação.

Em seus 83 anos de existência, o Bahia conquistou 77 títulos profissionais. As conquistas mais importantes, sem dúvida, são a Taça Brasil de 59 e o Brasileiro de 88. O Tricolor foi o primeiro clube brasileiro a participar da Taça Libertadores da América, e o único nordestino a disputá-la em três oportunidades. Outro feito marcado na memória de qualquer torcedor foi o heptacampeonato baiano entre 1973 e 1979.

Nos últimos anos, no entanto, o clube viveu situação bem diferente dos seus tempos áureos. Em 2003, caiu para a Segunda Divisão e, com direito a dois anos na Série C (considerado então o porão do futebol brasileiro), passou sete longos anos longe da elite do futebol nacional. Retornou à Série A em 2010, e, desde então, lutou para não cair nos últimos três anos.

Informações de G1

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Bombeiro que matou 3 distraiu colega com açaí para furtar arma do QG

São Paulo – O bombeiro militar Ednei Antonio Vieira, de 42 anos, teria usado...

“Cena de guerra”, diz Eduardo ao mostrar rua de Porto Alegre alagada

Deputado está no Rio Grande do Sul desde 5ª feira (16.mai); o Estado é...

DF: ⁠briga entre moradores e condomínio irregular vira caso de Justiça

A ocupação de uma área pública de propriedade da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap),...

André Mendonça vota a favor da TV Globo no STF

Depois de Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, mais um ministro do STF, André...

Mais para você