InícioEditorialPolítica NacionalArthur Lira se reúne com Xi Jinping em Pequim; presidente chinês pede...

Arthur Lira se reúne com Xi Jinping em Pequim; presidente chinês pede apoio mútuo entre países

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi recebido nesta sexta-feira, 20, em Pequim com o presidente da China, Xi Jinping. O encontro foi confirmado pelo político alagoano em publicações nas redes sociais.O mandatário chinês abriu um espaço em sua agenda para receber a comitiva brasileira da Câmara dos Deputados, que faz uma viagem oficial à China, e defendeu aos congressistas que ambos países devem se apoiar mutuamente com firmeza diante de “um mundo tumultuado”. Segundo informações da agência oficial “Xinhua”, Xi Jinping propões usar a “sinergia” entre os países para facilitar o processo de modernização brasileiro e chinês, citando o projeto Novas Rotas da Seda, principal iniciativa multilateral da China, como “altamente compatível com a reindustrialização do Brasil e seu Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”. O Brasil não aderiu às Novas Rotas por já possuir um acordo de relações estratégicas com o país há 30 anos.

O presidente chinês também transmitiu a Arthur Lira o apoio de Pequim ao Brasil como organizador da Cúpula do G20 em 2024 e da Cúpula do Clima das Nações Unidas COP30, em 2025. As relações entre China e Brasil foram impulsionadas após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país em abril deste ano. Durante o encontro, Lula defendeu o aprofundamento dos laços entre as nações “além do interesse comercial”. Além disso, os dois países assinaram 14 acordos para fortalecer as relações na área comercial, de protocolos fitossanitários, tecnologia, desenvolvimento, transição energética e outras áreas de colaboração no âmbito da parceria estratégica bilateral.

*Com informações da EFE

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Veja momento em que câmeras espiãs são encontradas em casa de deputada

Um vídeo mostra o momento em que as câmeras instaladas no apartamento alugado pela...

Campos Neto diz que mudança na meta afeta política monetária

“Quando tem problemas de credibilidade em algum dos lados, afeta o outro”, afirma em...

Militantes do MST invadem a sede do Incra em Mato Grosso do Sul e pressionam governo

Foto: Divulgação/MST Invasão do MST a prédio do Incra, em Campo Grande, capital...

Deniziane se manifesta após encontro com Matteus e Isabelle

Deniziane quebrou o silêncio e decidiu se manifestar sobre a relação de Matteus...

Mais para você