O lucro líquido dos bancos somou R$ 138 bilhões em 12 meses encerrados em junho de 2022. O resultado é quase 20% maior que o lucro dos 12 meses anteriores, segundo relatório do Banco Central divulgado nesta quinta-feira.
Para se ter uma ideia, o lucro dos bancos representa pouco mais do valor já gasto pelo Ministério da Saúde neste ano, que somou 136 bilhões de reais, segundo o Portal Siga Brasil, do Senado Federal.
O Banco Central argumenta que os juros mais altos e os ganhos de eficiência justificam o aumento do lucro dos bancos.
O relatório de Estabilidade Financeira da instituição analisou a situação do mercado financeiro do Brasil no primeiro semestre deste ano e concluiu que não há riscos de instabilidade no sistema, como informou o diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza.
O relatório destacou também que os agentes do sistema financeiro manifestam preocupação com o risco fiscal, a inflação interna e a menor confiança na recuperação econômica. O documento apontou ainda que o cenário econômico mais desafiador deve impactar a capacidade de pagamento das famílias e empresas.
A parcela da renda das famílias comprometidas com dívidas cresceu de 24% para 28% entre junho de 2021 e junho de 2022.
Economia Brasília 03/11/2022 – 20:28 Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional banco central Lucro dos bancos quinta-feira, 3 Novembro, 2022 – 20:28 2:05