InícioEditorialEsportesAthletic Club-MG sobe à Série C ao vencer Bahia de Feira no...

Athletic Club-MG sobe à Série C ao vencer Bahia de Feira no agregado

Logo Agência Brasil

O Athletic Club, de São João del Rei (MG), com 114 anos de história, estreará ano que vem na Série C do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (2), a equipe foi derrotada pelo Bahia de Feira por 1 a 0, no Mineirão, mas conseguiu o inédito acesso à terceira divisão nacional por ter vencido na Bahia o jogo de ida das quartas de final por 2 a 0. O clube mineiro conseguiu subir logo em sua primeira participação na Série D.

Notícias relacionadas:

  • Caxias-RS bate Portuguesa-RJ no fim e garante acesso inédito à Série C.
  • Corinthians e Ferroviária avançam e decidirão Brasileirão Feminino.
  • Taekwondo: Netinho Pontes conquista prata no Grand Prix de Paris.

O duelo de volta foi marcado para o Mineirão porque o Estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei, não atende à capacidade mínima de público exigida pela CBF para esta fase da competição. Pouco mais de 4 mil pessoas acompanharam o jogo, o que representa mais do que a lotação total do acanhado estádio do Athletic. No Mineirão, no entanto, o público ocupou apenas uma pequena faixa dos mais de 62 mil lugares disponíveis.

A classificação do Athletic veio com uma dose de drama. Aos 19 minutos, Reinaldo cobrou falta na área, o zagueiro Jemmes desviou levemente e acabou marcando contra para o Bahia de Feira. A bola passou por entre as pernas do goleiro Glauco.

Animado por diminuir a desvantagem ainda no período inicial da partida, o Bahia de Feira se lançou ao ataque e quase marcou em lance semelhante. Reinaldo cobrou outra falta distante, a bola encobriu Glauco e acertou o travessão.

No segundo tempo, o Athletic focou em segurar a vantagem e não permitir o segundo gol que levaria a decisão da vaga para os pênaltis, enquanto o Bahia buscou incessantemente o gol que nivelaria a disputa. Um erro na saída de bola quase terminou em gol de Kanela. Já nos minutos finais, Baggio desperdiçou grande chance para empatar.

Aos 55 minutos, após o técnico Cícero Júnior ser expulso, enfim veio o apito final, seguido de muita comemoração dos atletas no gramado.

O acesso à Série C logo na primeira tentativa de sua história dá prosseguimento a uma trajetória de ascensão meteórica e ao mesmo tempo tardia do Athletic. Apesar de ser centenário, o clube ficou muito tempo afastado do futebol profissional, retornando apenas em 2018, disputando a terceira divisão estadual. Em 2021, após dois acessos, estreou no Campeonato Mineiro da 1ª divisão, onde já acumula duas semifinais em três participações (2022 e 2023). Foi bicampeão mineiro do interior nestes mesmos anos e estreou em competições nacionais em 2023, caindo na primeira fase da Copa do Brasil para o Brasiliense e agora sendo bem sucedido na campanha da Série D.

 

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Em despedida do TSE, Moraes diz que atuou contra o “populismo digital”

Sem citar nomes, ministro afirmou que a Corte não se “acovardou” mesmo com críticas...

“70% de certeza”, diz ex-affair sobre possível paternidade de Buda

Nina Capelly, prima de MC Binn, descobriu recentemente que está esperando um bebê. A...

Irmã de Gisele Bündchen decidirá sobre socorro do governo Lula ao RS

Instagram/Reprodução 1 de 1 Gisele Bündchen posa de look marrom e cabelos soltos para...

Mais para você