Banco Central eleva juros básicos para mais de 13% ao ano.
Em meio aos impactos da guerra na Ucrânia sobre a economia o Banco Central continuou a apertar o cinto. Por unanimidade o Copom – Comitê de Política Monetária – elevou a taxa Selic, que são juros básicos da economia, de 12,75% para 13,25% ao ano.
A decisão era esperada pelos jornalistas financeiros mas o Copom surpreendeu o mercado ao informar que vai continuar a subir os juros na próxima reunião.
O órgão destacou que a Selic vai aumentar até que a inflação esteja sob controle.
Taxa que serve de base para os demais juros da economia a Selic é o principal instrumento do Banco Central para assegurar a inflação. Ao subir os juros a autoridade monetária encarece o crédito mas inibe a produção e o consumo.
A alta da Selic foi criticada pelo setor produtivo. Em nota a CNI – Confederação Nacional da Indústria – classificou a decisão do Banco Central de equivocada, para a entidade o aumento do juros vai atrapalhar a recuperação da economia, no momento em que a inflação começa a desacelerar.
Economia Brasília 15/06/2022 – 22:13 Fábio Massalli / Beatriz Arcoverde Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Taxa Selic quarta-feira, 15 Junho, 2022 – 22:13 1:14