InícioEditorialBloco Olodum Mirim sairá sem cordas nas ruas do Pelourinho

Bloco Olodum Mirim sairá sem cordas nas ruas do Pelourinho

Vai ter percussão mirim do Olodum nas ruas do Pelourinho na próxima segunda-feira, dia 20, às 15h, saindo da Rua Alaíde do Feijão. A Escola Olodum apresenta uma amostra das atividades do projeto.

Sem cordas e sem trios, crianças e adolescentes darão início às comemorações dos 40 anos da Escola Olodum e irão homenagear o projeto inicial, criado em 1983, intitulado ‘Rufar dos Tambores’. O projeto já lançou nomes como Lucas di Fiori, Mateus Vidal, mestre Memeu, Andrea Reis, todos da banda Olodum.

Lembrando o início do braço educacional do bloco afro Olodum, que surgiu com para atender a uma solicitação da comunidade de dar um ofício a menores de 18 e com isso tirá-los da situação de risco, o projeto pretende aperfeiçoá-los na arte musical e aprofundar seus conhecimentos no valor e na origem da cultura afro brasileira.

Por meio da batida do ritmo do samba reggae, o projeto Rufar dos Tambores tornou-se pioneiro em educação afro-brasileira na modalidade não formal, constituindo-se como uma referência de projeto socioeducacional para os demais projetos que surgiriam no país, como o AfroReggae no Rio de Janeiro e Projeto Axé, em Salvador.

Como parte da cultura afro-popular brasileira por meio das batidas do ritmo do samba reggae, o projeto adotou a expressividade, a criatividade e a consciência corporal integrando um corpo de dança para desenvolver coreografias afro contemporâneas com as músicas do bloco afro Olodum.

Para além da percussão e da dança, o projeto faz um resgate da identidade cultural com um vasto repertório de letras que falam sobre a história da África, do Olodum e sobre personagens importantes da cultura afro-popular brasileira, por meio da Ala de Canto.

O Correio Folia tem patrocínio da Clínica Delfin, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da Jotagê e AJL.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Haddad minimiza crítica da Moody’s à solidez fiscal do Brasil

Em publicação no X (antigo Twitter), ministro não cita o apontamento negativo da agência...

Silvio Almeida rebate executiva da Meta e diz que redes estão colonizadas por extremistas

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida 01 de maio...

Mãe denuncia clínica por negar atendimento a filho autista: “Chocada”

Uma clínica em Taguatinga Sul é acusada de negar atendimento a uma criança com...

Chuvas podem causar “maior desastre da história” do RS, diz Leite

Governador gaúcho afirma que a destruição causada pela chuva atual prenuncia grandes prejuízos ao...

Mais para você