InícioEditorialPolítica NacionalBolsonaro aparece à frente de Lula em levantamento da Paraná Pesquisas

Bolsonaro aparece à frente de Lula em levantamento da Paraná Pesquisas

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quinta-feira (28) o primeiro levantamento de intenção de votos para as eleições presidenciais de 2026. No principal cenário, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual chefe do Executivo: 37,1% contra 35,3%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados. O terceiro colocado é Ciro Gomes (PDT), que alcançou  7,5%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 6,1%, e Eduardo Leite (PDB), 1,8%. Brancos, nulos ou nenhum somaram 8%, enquanto 4,2% não quiseram ou não souberam responder. Vale lembrar que, por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Bolsonaro está inelegível até 2030 e, portanto, não poderia participar do pleito. A defesa do ex-presidente pode recorrer diretamente ao STF (Superior Tribunal Federal) para tentar reverter a decisão.

Lula leva vantagem sobre Bolsonaro entre o público feminino, os mais jovens (entre 16 e 24 anos), os mais velhos (60 anos ou mais), aqueles que estudaram até o ensino fundamental e os católicos. Já o político do PL tem maioria entre os homens, em quase todas as faixas etárias (25 a 34 anos, 35 a 44 anos e 45 a 59 anos) e entre os eleitores com ensino médio ou superior completo. Chama a atenção a vantagem de Jair Bolsonaro entre os evangélicos: 55,2% contra 32,7% do adversário. O atual presidente tem investido em uma aproximação com este segmento do eleitorado.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A pesquisa testa outros nomes da direita e centro-direita contra Lula, que deverá concorrer à reeleição em 2026. O petista não afirma que participará do pleito, mas há uma movimentação de seu partido para que seu nome esteja novamente nas urnas para tentar um quarto mandato. O atual presidente lidera todos os outros cenários, mas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mostram que são competitivos (veja abaixo). Também aparecem no levantamento Ronaldo Caiado (União Brasil), Tereza Cristina (PP), Ratinho Júnior (PSD) e Romeu Zema (Novo). O Instituto Paraná ouviu 2024 eleitores em 162 municípios espalhados pelos 26 Estados e o Distrito Federal. O grau de confiança atinge 95,0%.

Veja os cenários analisados pela Paraná Pesquisas

Bolsonaro leva pequena vantagem sobre Lula no principal cenário

Lula está à frente de Michelle Bolsonaro, mas por pouco

Tarcísio de Freitas pontuou bem no levantamento da Paraná Pesquisas

Lula dispara em cenários com Ronaldo Caiado, Tereza Cristina ou sem nenhum aliado de Bolsonaro

Ratinho Júnior e Romeu Zema somaram percentuais similares

Em cenário apenas com Lula e Bolsonaro, vantagem do ex-presidente é de 0,1 ponto percentual

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Funcionários públicos negam proposta de reajuste e ampliam greve

Outras 12 instituições federais devem aderir à paralisação a partir da próxima semana; movimento...

Menos fome no Brasil. A quem se deve?

Hugo Barreto/Metrópoles 1 de 1 Indígena - Metrópoles ...

Justiça quer acessar contrato de naming rights na concessão do estádio Paulo Machado de Carvalho

A Justiça pediu acesso ao contrato de concessão do estádio municipal Paulo Machado de...

Mais para você