InícioEditorialBolsonaro exonera Bento Albuquerque do Ministério de Minas e Energia

Bolsonaro exonera Bento Albuquerque do Ministério de Minas e Energia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) trocou o comando do Ministério de Minas e Energia. A decisão saiu publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11/5). Bento Costa Lima Leite de Albuquerque (foto em destaque) foi exonerado, a pedido. Em seu lugar, entrará como titular da pasta Adolfo Sachsida.

A mudança ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, estatal ligada ao Ministério das Minas e Energia, e um dia depois do aumento do preço do diesel.

  • posto de gasolina abastece carros em brasilia brasil
    Economia
    Brasil tem 83º diesel mais caro entre 169 países
  • Economia
    Petrobras eleva preço do diesel em 8,86%. Gasolina fica inalterada
  • Entre-Eixos
    Preço do diesel já passa dos R$ 7,78 no Norte. Sem o reajuste de hoje
  • Por diversas vezes, Bolsonaro teceu críticas à empresa pública. Em março deste ano, por exemplo, cobrou o ministro publicamente, após mais um reajuste de combustíveis.

    “Vocês não podem, ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro, da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil, não aumente o preço do petróleo. Eu não posso intervir. Vocês têm lucro, têm gordura e têm o papel social da Petrobras definido na Constituição”, assinalou o mandatário.

    Na ocasião, Bolsonaro disse que a Petrobras era “futebol clube”. “Resumindo, ontem [11/3], a Petrobras aumentou em R$ 0,90. Lamento, podia ficar mais um dia. A Petrobras demonstra que não tem qualquer sensibilidade com a população, é Petrobras Futebol Clube, e o resto que se exploda”, disparou o presidente, durante passeio em Luziânia, em Goiás.

    Sashsida era chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia, comandada por Paulo Guedes. Doutor em Economia e advogado, o novo ministro é autor de vários livros e artigos técnicos sobre política econômica, política monetária, política fiscal, avaliação de políticas públicas e tributação.

    Após mais um aumento de preços no diesel, o líder dos caminhoneiros, Wallace Landim, o Chorão, afirmou durante a greve de 2018 que o setor discute a possibilidade de promover ato contra a Petrobras.

    O post Bolsonaro exonera Bento Albuquerque do Ministério de Minas e Energia apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Avanço de Nunes ao 2º turno coroa voo solo de Tarcísio sem Bolsonaro

    São Paulo – A passagem do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), em primeiro...

    Arthur Henrique (MDB) é reeleito prefeito de Boa Vista

    Dentre as promessas para o novo mandato, Arthur disse que irá construir 999 habitações...

    Eduardo Paes é reeleito para quarto mandato na Prefeitura do Rio de Janeiro

    Vencedor do 1º turno na eleição do Rio de Janeiro, neste domingo (6), Eduardo...

    Os partidos que mais cresceram ou encolheram de 2020 a 2024

    BRENO ESAKI/METRÓPOLES 1 de 1 eleições-santo-descoberto7 ...

    Mais para você