InícioEditorialBolsonaro exonera Bento Albuquerque do Ministério de Minas e Energia

Bolsonaro exonera Bento Albuquerque do Ministério de Minas e Energia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) trocou o comando do Ministério de Minas e Energia. A decisão saiu publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11/5). Bento Costa Lima Leite de Albuquerque (foto em destaque) foi exonerado, a pedido. Em seu lugar, entrará como titular da pasta Adolfo Sachsida.

A mudança ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, estatal ligada ao Ministério das Minas e Energia, e um dia depois do aumento do preço do diesel.

  • posto de gasolina abastece carros em brasilia brasil
    Economia
    Brasil tem 83º diesel mais caro entre 169 países
  • Economia
    Petrobras eleva preço do diesel em 8,86%. Gasolina fica inalterada
  • Entre-Eixos
    Preço do diesel já passa dos R$ 7,78 no Norte. Sem o reajuste de hoje
  • Por diversas vezes, Bolsonaro teceu críticas à empresa pública. Em março deste ano, por exemplo, cobrou o ministro publicamente, após mais um reajuste de combustíveis.

    “Vocês não podem, ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro, da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil, não aumente o preço do petróleo. Eu não posso intervir. Vocês têm lucro, têm gordura e têm o papel social da Petrobras definido na Constituição”, assinalou o mandatário.

    Na ocasião, Bolsonaro disse que a Petrobras era “futebol clube”. “Resumindo, ontem [11/3], a Petrobras aumentou em R$ 0,90. Lamento, podia ficar mais um dia. A Petrobras demonstra que não tem qualquer sensibilidade com a população, é Petrobras Futebol Clube, e o resto que se exploda”, disparou o presidente, durante passeio em Luziânia, em Goiás.

    Sashsida era chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia, comandada por Paulo Guedes. Doutor em Economia e advogado, o novo ministro é autor de vários livros e artigos técnicos sobre política econômica, política monetária, política fiscal, avaliação de políticas públicas e tributação.

    Após mais um aumento de preços no diesel, o líder dos caminhoneiros, Wallace Landim, o Chorão, afirmou durante a greve de 2018 que o setor discute a possibilidade de promover ato contra a Petrobras.

    O post Bolsonaro exonera Bento Albuquerque do Ministério de Minas e Energia apareceu primeiro em Metrópoles.

    Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

    Últimas notícias

    Milei reafirma compromisso em fechar Banco Central da Argentina

    Presidente argentino diz ainda que, depois de “limpar” a autoridade monetária, criará lei proibindo...

    CNJ: Barroso não inclui caso de Moro e Hardt na pauta de 3ª (21/5)

    O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, não incluiu...

    Saiba como devem ser as ‘cidades temporárias’ para desabrigados no Rio Grande do Sul

    O governo do Rio Grande do Sul divulgou, na sexta-feira (17), detalhes da organização...

    Alexandre de Moraes suspende resolução do CFM que dificulta aborto em casos de estupro

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (17),...

    Mais para você