InícioEditorialPolítica NacionalBrasil avalia resposta após Nicarágua expulsar embaixador brasileiro

Brasil avalia resposta após Nicarágua expulsar embaixador brasileiro

Decisão do governo nicaraguense foi tomada após Breno Souza da Costa se ausentar da comemoração do aniversário da Revolução Sandinista

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Breno Souza da Costa tem um prazo de 15 dias para deixar o território nicaraguense

A Nicarágua anunciou a expulsão do embaixador brasileiro Breno Souza da Costa. O Itamaraty recebeu apenas nesta quarta-feira (7) a notificação oficial sobre a decisão, mas a medida não pegou o governo brasileiro de surpresa — já havia sido dado um alerta há duas semanas sobre a possibilidade de tal ação. A razão para a expulsão está relacionada à ausência do embaixador na comemoração do aniversário da Revolução Sandinista, que ocorreu em 19 de julho. Essa data é significativa, pois marca a queda da ditadura de Anastasio Somoza em 1979. O Brasil optou por não enviar um representante para o evento, o que gerou descontentamento por parte do governo nicaraguense. O governo Lula avalia nesta quinta (8) uma resposta. A relação entre os dois países já estava deteriorada após a Nicarágua não atender a um pedido do Brasil para libertar o bispo Rolando José Álvarez, crítico do governo local.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Atualmente, Breno Souza da Costa permanece em Manágua e tem um prazo de 15 dias para deixar o território nicaraguense. A Nicarágua é amplamente reconhecida como um dos regimes mais autoritários da América Latina, sob a liderança de Daniel Ortega, que está no poder desde 2007. O governo de Ortega é marcado por uma forte repressão a manifestações, censura à mídia e controle sobre o sistema judiciário. A situação política no país centro-americano tem gerado preocupações internacionais, especialmente em relação aos direitos humanos e à liberdade de expressão. A expulsão do embaixador brasileiro pode ser vista como um reflexo das tensões entre o governo nicaraguense e a comunidade internacional, que frequentemente critica suas práticas autoritárias.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Vestibular 60+, Covid e orçamento: Márcia faz balanço à frente da UnB

Primeira mulher a comandar a Universidade de Brasília (UnB), a reitora Márcia Abrahão deixou...

Meta apoia campanha para que Google e Apple verifiquem idades dos usuários

A Meta, dona de Facebook, WhatsApp, Threads e Instagram, está intensificando uma campanha para...

Mais para você