InícioEditorialBrasileiros em Gaza recebem ajuda do governo enquanto aguardam abertura da fronteira...

Brasileiros em Gaza recebem ajuda do governo enquanto aguardam abertura da fronteira com Egito

O governo federal tem prestado assistência e dado proteção aos brasileiros que ainda aguardam liberação para atravessar a fronteira do Egito com a Faixa de Gaza e serem resgatados. Garrafas de água e alimentação foram fornecidas pelo governo, que acompanha a situação dos refugiados. Cerca de 95% da população de Gaza não têm água potável disponível. Devido à extração excessiva do aquífero costeiro e à infiltração pela água do mar e esgotos, a água da torneira é salgada, poluída e imprópria para beber. O bloqueio das fronteiras e os bombardeios frequentes em Gaza nesse período ampliam os problemas de abastecimento de água e energia. A situação de conflito encarece os valores de todo tipo de alimentação ainda disponível em mercados. De acordo com o alerta feito nesta terça-feira, 17, pela porta-voz do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU), Abeer Etefa, estabelecimentos comerciais da Faixa de Gaza têm comida para mais quatro ou cinco dias apenas, o que torna a atuação das autoridades brasileiras essencial na garantia de que todos sejam devidamente repatriados com saúde e segurança.

“O que estamos implementando é a proteção de nacionais brasileiros no exterior. Isso se desdobra em duas vertentes. Primeiro, proteção para que sejam retirados da zona de conflito. A segunda é proteger os brasileiros da crise humanitária que está assolando Gaza (…) Temos um canal direto de diálogo com eles. Percebemos que estava começando a faltar água e ia faltar alimento. Enviamos recursos e eles conseguiram comprar água, alimentos, remédios. Isso nos dá mais tempo e tranquilidade até que seja aberta a fronteira e eles possam sair”, disse Alessandro Candeas, responsável pelo escritório da Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia, em declaração divulgada pelo Palácio do Planalto.

Existem dois grupos de brasileiros hospedados pelo governo um em Khan Younis e outro grupo em Rafah. Todos esperam que a passagem de fronteira se abra para que a repatriação seja concluída. De lá, eles serão transportados até o aeroporto de logística mais propícia no Egito e voltarão ao país num avião da Presidência da República, que já está à espera deles em Roma, na Itália. Paralelamente a estes esforços, o governo federal também enviou uma aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), que desembarcou em Roma nesta terça com 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos e insumos de saúde, suficientes para atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês.

Os itens se somaram a outros cinco purificadores transportados pela aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, que está na capital italiana desde sexta-feira, 13. Em conjunto, os 40 purificadores têm capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia. Tanto os purificadores quanto os kits com medicamentos seguirão para o Egito na aeronave que levará os insumos humanitários e fará o resgate dos brasileiros que estão em Gaza. Conforme informações do Ministério da Saúde, cada kit de assistência humanitária é composto por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, são 48 itens em cada kit, somando 267 quilos de materiais. Eles são preparados para atender a populações em situação de emergência em saúde pública.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Para deputados, regulamentação da tributária só será concluída em 2025

Líderes da Câmara têm feito previsões mais pessimistas que o presidente da Casa, Arthur...

Acidente de ônibus no Chile deixa duas brasileiras mortas e faz 33 feridos

Um acidente envolvendo um ônibus de turismo aconteceu na região do norte do Chile...

Desoneração da folha de pagamentos cria nova frente de batalha entre governo e Congresso

A medida que mantém a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores até...

Mais para você