InícioEditorialPolítica NacionalBrasileiros preferem Michelle a Janja, diz Paraná Pesquisas

Brasileiros preferem Michelle a Janja, diz Paraná Pesquisas

Dos entrevistados, 43% dizem gostar mais da ex-primeira-dama do que da atual; 16% não preferem nenhuma e 6% não sabem

Na imagem, a atual primeira-dama, Janja Lula da Silva (esq.), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (dir.) Sérgio Lima/Poder360 01.mar.2023

PODER360 24.mai.2024 (sexta-feira) – 13h49

Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta 6ª feira (24.mai.2024) mostra que 43,4% dos brasileiros preferem a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) à atual primeira-dama, Janja Lula da Silva, citada como preferida por 34,7% dos entrevistados.

Outros 16,1% afirmaram não ter preferência por nenhuma das duas, enquanto 5,9% não souberam responder. Eis a íntegra (PDF – 273 kB).

A preferência por Michelle é maior entre os entrevistados do sexo masculino (49,1%), pessoas de 35 a 44 anos (49,6%), com ensino superior completo (50%) e entre aqueles que se identificam como evangélicos (56,8%).

Já Janja está numericamente à frente de Michelle entre os entrevistados do sexo feminino (39,9%), jovens de 16 a 24 anos (45,8%), pessoas com ensino fundamental completo (39,5) e pessoas sem religião ou que não se identificaram como católicos ou evangélicos (43,5%).

A pesquisa foi realizada pelo Paraná Pesquisas de 27 de abril a 1º de maio de 2024. Foram entrevistadas 2.020 pessoas com 16 anos ou mais. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,2 p.p (pontos percentuais), para mais ou para menos.

PRETENSÕES ELEITORAIS Recentemente, Michelle demonstrou interesse em se candidatar para um cargo eletivo nas eleições de 2026. Sem descartar a possibilidade, disse que caso seu “coração arder”, ela pode vir a ser candidatar a um cargo do Legislativo.

Em outro levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta 6ª (24), Michelle aparece como uma possível sucessora do marido e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas presidenciais de 2026. Segundo a pesquisa, Michelle teria 33% das intenções de voto no pleito, enquanto o atual presidente Lula (PT) ficou com  36,6% –ambos tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Já Janja não compartilha da mesma pretensão. Ela afirma que sempre foi uma pessoa ativa na política, mas “muito dos bastidores”. A primeira-dama também diz que não se sente atraída a ocupar cargos. “Talvez eu não tenha muita paciência“, afirmou. Outro fator que influencia a primeira-dama a não ter interesse em se candidatar, segundo ela, é a sua timidez.

AGREGADOR DE PESQUISAS O Poder360 oferece aos seus leitores o Agregador de Pesquisas mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: [email protected].

Para ter acesso ao Agregador de Pesquisas, clique aqui e busque os dados que desejar para as disputas de 2024 ou de todos os anos anteriores. Essa ferramenta oferece acesso apenas aos assinantes do Poder Monitor, a mais completa ferramenta de acompanhamento dos Três Poderes e tudo o que é relacionado ao poder. Para assinar o Poder Monitor e ter acesso por 30 dias grátis, clique aqui.

Saiba como usar o agregador assistindo ao vídeo abaixo (1min12s):

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Damares quer youtuber petista no inquérito de milícias digitais

Senadora envia pedido para Moraes com base em reportagem que afirma que Thiago dos...

Prefeitura convida cidadãos para inauguração de chafariz no Kaikan Sul nesta quinta (13)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas convida os cidadãos para a inauguração de...

Jean Wyllys diz que Grazi Massafera só existe porque ele estava no BBB

Jean Wyllys foi o campeão do BBB 5, ao desbancar Grazi Massafera na final...

Aluguel de loja e buraco na parede: como bando furtou 100 armas no DF

As investigações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) revelaram que os criminosos responsáveis...

Mais para você