InícioEditorialPolítica NacionalArthur Maia diz que habeas corpus a depoente da CPMI ‘desequilibra’ Poderes

Arthur Maia diz que habeas corpus a depoente da CPMI ‘desequilibra’ Poderes

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, Arthur Maia (União-BA), criticou a decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), de conceder um habeas corpus (HC) para Marília Ferreira de Alencar. Com a determinação, a ex-subsecretária de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal foi desobrigada a comparecer ao colegiado nesta terça-feira, 12. Maia afirmou que a decisão, por ser monocrática, causa um desequilíbrio entre os Poderes, mas não restava outra opção a não ser respeitá-la. “É, sem dúvida, lamentável que um episódio como esse aconteça, lamentável em função da condição em que o Supremo Tribunal Federal, através da lavra e de uma decisão monocrática, se coloca contra o conjunto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito formada por senadores e deputados, que representa, ao fim e ao cabo, as duas Casas do Congresso Nacional”, disse Maia.

“Não há dúvida de que uma decisão monocrática, superando uma convocação desta comissão, evidencia a falta de equilíbrio entre os Poderes, porque logicamente uma posição isolada de um único ministro possa se sobrepor a uma decisão conjunta, unânime, de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que tem, sim, poderes investigativos… Entretanto, cabe a nós cumprir essa decisão”, complementou o deputado baiano. Como não foi possível ouvir Marília, a CPMI trocou o depoimento e ouve Marcela da Silva Morais Pino, cabo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta terça. A agente atuou nos atos de 8 de janeiro, quando ainda era da patente de soldado, e foi agredida. Ela foi derrubada de uma altura de cerca de três metros da cúpula do Congresso e ainda foi agredida com uma barra de ferro na cabeça, que destruiu o capacete de proteção. O depoimento da PM está em andamento. A relatora senadora Eliziane Gama (PSD-MA) está fazendo questionamentos.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Últimas notícias

Diretora do Serviço Secreto dos EUA é intimada pelo Congresso

Kimberly Cheatle confirma que testemunhará na sessão marcada por comitê republicano para a próxima...

Laudos de câncer atrasados chegam a 1 mil e HUB pede ajuda a hospitais

A Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (DADT) do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB)...

“Tudo bem corintiano bater em mulher, Lula?”, diz Ciro Nogueira

Senador afirma ser “inaceitável” fala do presidente “perdoando” violência doméstica praticada por torcedores do...

Sem furar bolha da esquerda, Boulos anuncia 8º partido em coligação

São Paulo – Polarizando com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) nestas eleições, o deputado...

Mais para você